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07/05/21

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Alimentos podem ajudar a combater o estresse


Crédito: Reprodução/Unsplash

 O nível de exigência profissional, metas profissionais e pessoais, a vida em grandes centros, com trânsito, preocupações e quase nenhum tempo para recuperar as energias. Infelizmente, esta é a realidade de muita gente nos dias atuais. O estresse se torna parte do cotidiano e provoca uma série de desequilíbrios, no corpo, na mente e nas emoções.

Uma das maneiras de ajudar a combater este mal dos tempos modernos é a alimentação equilibrada. Alguns alimentos contribuem para diminuir a produção de radicais livres por possuírem antioxidantes, fundamentais no combate ao estresse. Existem também alimentos ricos em substâncias precursoras de neurotransmissores como a serotonina, responsável pelo bom humor e sensação de prazer.

É importante salientar também, que os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína e alimentos muito estimulantes, além de açúcar, sal, e produtos refinados pode agravar o estresse no organismo.

1. Leite

De acordo com um estudo publicado no British Food Journal, o leite contém fosfolípidos que atuam positivamente no estado de humor, na função cognitiva e na resposta a situações de stress. O estudo realizado pela Universidade de Trier, na Alemanha, que foi levado a cabo durante três semanas em 46 adultos, demonstrou que a ingestão diária de fosfolípidos resultou numa melhoria da memória e numa maior capacidade tanto psicológica como endócrina para lidar com o stress.

2. Chocolate

Nos Estados Unidos comprovou-se que consumir 40 gramas de chocolate negro por dia durante duas semanas reduz os níveis de hormônios de stress em pessoas especialmente tensas. Outro estudo realizado pela Universidade de Adelaida, na Austrália, concluiu que o chocolate ajuda a reduzir a pressão arterial e a hipertensão.

3. Vinho

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Madrid, em Espanha, um copo de vinho tinto por dia ajuda a prevenir a depressão, a ansiedade e o stress. O vinho melhora a circulação sanguínea, reduz a pressão arterial, tem efeito anti-inflamatório e a ajuda a proteger dos radicais livres que causam stress oxidativo.

4. Pistaches

Os pistaches ajudam a baixar a pressão arterial e a controlar o stress diário e o colesterol. São estas as conclusões de um estudo da Universidade Estatal da Pensilvânia, publicado na Hypertension, a revista especializada da Associação Americana do Coração.

5. Nozes

Uma pesquisa publicada pelo Journal of the American College of Nutrition mostra que uma dieta rica em nozes pode ajudar o corpo a combater os efeitos biológicos relacionados com o stress. Bastam duas nozes por dia no café da manhã para comprovar os seus feitos.

6. Limões

Contêm grandes quantidades de antioxidantes, tais como vitamina C e antocianósidos, capazes de purificar e proteger as células do fígado, favorecendo a sua regeneração. Para purificar-se e desintoxicar-se, recomenda-se beber um suco de limão de manhã em jejum.

7. Lentilhas

Contêm fibras que estimulam a saciedade, magnésio e cálcio que produz um efeito relaxante, reduzindo a ansiedade. Consumidas 3 ou 4 vezes por semana, contribuem para a desintoxicação do corpo e eliminação de toxinas causadas pelo stress. Uma porção deste alimento é igual a 4 colheres de sopa de legumes secos.

8. Couve lombarda  

Todas as frutas e os vegetais de cor roxa contêm anticianinas que protegem contra as doenças cardiovasculares, melhoram a função cognitiva, neutralizam o stress oxidativo e até ajudam a prevenir o cancro.

9. Tisana

Também é recomendado o consumo de plantas como camomila, valeriana, flor de laranjeira, erva-cidreira e malva.

10. Iogurte

Regenera a flora intestinal e favorece a produção de serotonina, a hormona que está relacionada com o bem-estar. Para aproveitar as vantagens das suas propriedades, é necessário ingerir 125 gramas de iogurte natural por dia.

No Lojão do Amigo Bonfim TEM!!!

 


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Mulher perde 68 quilos após ser chamada de gorda pelo próprio pai

 

Crédito: Reprodução

Michaella Miller, de 25 anos, mora no Colorado, nos Estados Unidos, e perdeu 68 quilos após ser constantemente criticada pelo pai. A mulher sofria de compulsão alimentar e os comentários da família a faziam querer comer cada vez mais.

Segundo Miller, o emagrecimento foi uma forma de se rebelar contra a família. “Achava que comer e engordar era a minha maneira de retomar o controle do meu pai”, disse em entrevista. “Foi minha maneira de me rebelar. Quanto mais eu era pressionada a perder peso, mais eu comia”, acrescentou.

A norte-americana só adotou novos hábitos após a compulsão começar a cobrar um preço pela saúde dela. “Eu não conseguia fazer nada sem sentir dor, respirar pesadamente ou suar. Eu tinha muita ansiedade e depressão – simplesmente não estava vivendo. Eu era tão jovem e a vida estava passando por mim”, contou.

Michaella resolveu fazer uma cirurgia bariátrica. De acordo com ela, o processo cirúrgico foi apenas uma pequena parte da mudança. “A cirurgia para perda de peso é frequentemente vista como a saída mais fácil ’. Nada do que passei e fiz foi fácil. A cirurgia para perda de peso é apenas um aspecto. Tive que mudar completamente meu estilo de vida e minha relação com a comida”, explicou.

Após as mudanças, Michaella perdeu 68 quilos. Hoje, ela se exercita regularmente, incorporando uma mistura de exercícios cardiovasculares e de levantamento de peso, e melhorou sua alimentação.

CENTRO OESTE SEGUROS

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Momento exato do parto pode ser revelado por exame de sangue

 

© Foto: iStock

Muitas mulheres grávidas ficam ansiosas para saber exatamente quando darão à luz e, em breve, um simples exame de sangue poderá revelar.

No momento, sabe-se que, em 40 semanas a partir do primeiro dia de sua última menstruação, bebês devem nascer. Mas algumas dão à luz semanas antes disso, enquanto outras vão além dessa data e podem precisar induzir o parto.

Ina Stelzer, da Stanford University, Califórnia, e seus colegas estão investigando uma nova abordagem que envolve rastrear como o corpo responde aos sinais do feto e se prepara para o parto. “O sangue mostra que o parto está se aproximando”, diz ela.

A equipe de Stelzer coletou amostras de sangue de 53 mulheres grávidas e as testou de várias maneiras entre uma e três vezes durante os últimos 100 dias de gravidez. Os pesquisadores analisaram cerca de 5.000 produtos bioquímicos e realizaram mais de 2.000 testes em células do sistema imunológico em seu sangue.

Duas a quatro semanas antes do nascimento, a equipe descobriu que houve uma mudança nos padrões hormonais das mulheres e uma queda na atividade das células imunes inflamatórias, refletida por mudanças nos biomarcadores sanguíneos.

Os pesquisadores construíram um modelo de previsão usando 45 dos biomarcadores e testaram em outras 10 mulheres. Stelzer acredita que, conforme os resultados de mais mulheres forem sendo adicionados ao modelo, ele se tornará mais preciso. Os pesquisadores ainda não testaram se o modelo funcionaria para gestações múltiplas ou homens trans gestantes.

“Se transformado em um teste comercial, pode ser útil para saber se as mulheres grávidas têm probabilidade de dar à luz prematuramente”, diz Rachel Tribe, do King’s College London (KCL). No momento, é necessário coletar uma amostra do fluido vaginal e fazer uma varredura para medir a posição do colo do útero.

Esse teste também pode ajudar se os médicos estão preocupados com a condição do feto e querem saber se o nascimento é iminente ou se eles precisam induzir o parto, diz Andrew Shennan, também do KCL.

Cooperótica

 

Como aliviar a ansiedade com dois hábitos simples

 


No Brasil, segundo as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 19 mil pessoas sofrem de ansiedade, que na verdade é um dos sintomas de diversos transtornos, chamados de Transtornos de Ansiedade. É sabido que a principal forma de tratamento são as sessões de psicoterapia, às vezes combinadas com remédios prescritos por um psiquiatra. “O psicólogo vai tentar identificar o que favorece os gatilhos que acionam a ansiedade do paciente“, explica o professor psicólogo do CEUB, Sérgio Henrique.

Mas também outras formas de aliviar a ansiedade e melhorar os resultados do tratamento com a psicoterapia. A prática de exercícios físicos é considerada uma aliada já que é benéfica para controlar o Sistema Nervoso Autônomo. “Quando fazemos essas atividades, tentamos diminuir os batimentos cardíacos, a respiração e o metabolismo do corpo, acalmando a mente”, explica Sérgio.

Confira duas maneiras de controlar a ansiedade a partir da movimentação do corpo.

Yoga

Uma prática milenar, criada há mais de 5.000 anos, que pode te ajudar a minimizar a ansiedade. “A rotina das pessoas deixa elas bem ansiosas, e não é à toa que muitos alunos chegam com indícios de ansiedade e depressão por causa disso. As pessoas entendem que a mente pode ser um inimigo e a saúde mental é um dos assuntos mais abordados atualmente”, explica Alane Menezes, instrutora de yoga.

Ela recomenda que a prática da Yoga seja feita todos os dias, por pelo menos 20 minutos, combinando diferentes tipos de respiração, para ajudar a acalmar o corpo. “Posturas que te exijam permanência são mais indicadas para trabalhar a respiração, pois a concentração se torna foco de toda a ação. Pode-se deitar de barriga pra cima ou sentar levando o foco ao perceber o ar entrando e saindo”, orienta Alane. Ela complementa que deitar-se em posição fetal pode ajudar também: “Nossa mente trabalha da forma que permitimos. Se você permite se acalmar, ela fará isso, mas é necessário treino e paciência”, complementa.

Além de ajudar na saúde mental, a yoga também pode ser procurada para melhorar a postura e aliviar dores musculares causadas pelas longas horas sentadas diante do computador. E, aproveitando que você já passa muito tempo na frente do computador, você pode buscar na internet um aplicativo de Yoga para praticar em casa.

“Para fazer yoga em casa não é preciso muita coisa. Se você já tem um tapete próprio para isso é perfeito, mas caso não tenha, use o tapete de casa mesmo. Não é indicado que você faça as posições no chão sem qualquer superfície firme, porque algumas osanas precisam de um pouco de conforto para não machucar, por exemplo, quando você fica de joelhos ou se deita no chão”, explica Andrea Wellbaum, co-fundadora e professora de yoga da escola Hot Yoga, em São Paulo em entrevista à Marie Claire.

Massagem

A pandemia tem levado muitas pessoas à procura por tratamentos relaxantes em clínicas de estética. Segundo o aplicativo GetNinjas, utilizado para a contratação de serviços da América Latina, a busca por acupuntura, massagem estética, massagem anti stress, massagem oriental e massagem modeladora registrou o crescimento de mais de 36% no mês de abril.

Mas você pode estar se perguntando: “A massagem não deve funcionar para aliviar a ansiedade, já que é algo que eu só sinto no corpo”. Mas você está enganado. Segundo pesquisadores, o toque promove a sensação de acolhimento, conforto e carinho, importantes para que relaxemos. Além disso, a terapia reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores do prazer e felicidade.

A diretora do Instituto de Pesquisa sobre o Toque da Universidade de Miami, Tiffany Field, explica que a massagem aumenta o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro que regulam o humor e o estresse. “Ao serem estimulados, os receptores aumentam a atividade do nervo vago, que tem um efeito calmante”, complementa.

Camilla Viegas

Vigilância Epidemiológica De Pres Venceslau

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João Móveis

   João Móveis

Seleção brasileira conhece dias e horários dos jogos na retomada das Eliminatórias

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Conmebol divulga tabela da sétima e oitava rodadas; jogos adiados de março serão disputados ainda este ano
Por Redação do ge — Assunção
A Conmebol divulgou a tabela completa com dias e horários das duas rodadas que marcarão o recomeço das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, em junho. A seleção brasileira vai enfrentar o Equador, no Beira-Rio, no dia 4 de junho, às 21h30 (horário de Brasília), uma sexta-feira, encerrando a sétima rodada. Na terça seguinte, dia 8, o Brasil vai enfrentar o Paraguai, em Assunção, no mesmo horário
A pandemia de Covid-19 impediu a retomada das Eliminatórias em março, quando seriam realizadas a quinta e sexta rodadas. Esses jogos - Colômbia em casa e Argentina fora, no caso do Brasil - serão disputados ainda no segundo semestre de 2021, em um rearranjo da tabela original que ainda será divulgado pela Conmebol.
Com quatro rodadas realizadas, a seleção brasileira lidera as Eliminatórias com 100% de aproveitamento, 12 pontos, à frente da Argentina, com dez. Equador (9) e Paraguai (6) completam o G-4, seguidos do Uruguai (6). Os quatro primeiros colocados se classificam diretamente para o Mundial do Catar, e o quinto jogará uma repescagem continental.

Tiago Jóias

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Eletro Força Ferramentas

 

 

ELA NÃO PARA! JULIETTE, DO 'BBB21', CHEGA A 27 MILHÕES DE FÃS NO INSTAGRAM: 'PASSADA E CHOCADA'

Foto: Reprodução - Instagram

Ela não para! Mesmo após ter deixado o confinamento com o título de campã do "BBB21", os números de Juliette não param de crescer. Prova disso é que o perfil da advogada no Instagram bateu a marca de 27 milhões de seguidores, no início da tarde desta quinta-feira. Na página da moça foi compartilhada uma mensagem de agradecimento aos fãs.

"Cactos e mais cactos espalhados pelo mundo e juntinhos com Juliette", consta da mensagem da equipe de Juliette. "Vocês são PAU, são TXÓP. Ela está cada vez mais passada e chocada com tudo que vêm acontecendo".

Só para ter uma ideia do engajamento da moça nas redes, no momento em que fora declarada campeã, Juliatte estava perto dos 24 milhões de seguidores. De lá para cá, ganhou cerca de 3 milhões de fãs. A sister, mais cedo, publicou um vídeo em que agradece o carinho:

"Eu não sei descrever. Estou emocionada quando vejo o olho de vocês brilhando, quando vejo a quantidade de amor que estou recebendo. Não sei como retribuir isso, muito obrigada. Hoje eu estou bem vestida, descansada e estou arrepiada. Estou muito feliz e vim aqui para dizer para vocês 'obrigada por não soltarem as minhas mãos'. E eu não vou soltar a de vocês. Vou estar com vocês enquanto puder. Toda a minha gratidão aos cactos mais lindos e fortes do mundo inteiro."

fonte:https://extra.globo.com/

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