“Quanto tempo demora até o Natal?” Quando meus filhos eram pequenos, perguntavam isso sem parar. Embora usássemos um calendário do Advento para contar os dias, eles achavam essa espera torturante.
É fácil reconhecermos a luta da criança com a espera, mas podemos subestimar o desafio que isso pode causar para todo o povo de Deus. Lembre-se daqueles que receberam a mensagem do profeta Miqueias, que predisse que de Belém viria um “que há de reinar em Israel” (v.2) que “se manterá firme e apascentará o povo na força do Senhor” (v.4). O cumprimento inicial desta profecia ocorreu quando Jesus nasceu em Belém (Mateus 2:1), após o povo ter esperado cerca de 700 anos. Mas algumas profecias ainda estão por se cumprir. Aguardamos com esperança o retorno de Jesus, quando todo o povo de Deus habitará seguro, porque “…será ele engrandecido até aos confins da terra” (Miqueias 5:4). Então nos alegraremos muito, pois nossa longa espera terá terminado.
A maioria de nós acha difícil essa espera, mas podemos confiar que Deus honrará Suas promessas de estar conosco enquanto esperamos (Mateus 28:20). Pois, quando Jesus nasceu na pequena Belém, Ele veio para termos vida em abundância (João 10:10) — vida sem condenação. Apreciamos a Sua presença conosco hoje, enquanto esperamos ansiosamente o Seu retorno.