Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

RJ registra a primeira morte por sarampo no estado
Informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (13).
Por G1 Rio
O Rio de Janeiro registrou a primeira morte no estado por sarampo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (13).
A doença já havia sido erradicada no Brasil e por mais de uma década não se teve registro de sarampo no Rio de Janeiro.
Ainda não há informações sobre a identidade da pessoa que teve o primeiro óbito em decorrência da doença. No final do ano passado, o estado registrava 149 casos de sarampo.
Uma campanha de combate ao sarampo está sendo realizada no país e, neste sábado (15), mais de 350 postos da secretaria municipal de Saúde estarão abertos no Rio para o dia D Nacional da campanha.
A recomendação é que todas as pessoas até 49 anos compareçam a um posto de vacinação para checar seu histórico vacinal e verificar se já tomaram as doses necessárias contra o sarampo. É preciso levar a caderneta de vacinação para que isso seja conferido. Mas aqueles que não têm ou perderam a caderneta também devem comparecer aos postos.
Todas as 233 unidades da rede de atenção primária, como clínicas da família, e 120 postos extras montados em todas as regiões da cidade vão vacinar a população entre 8h e 16h.
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A pessoa com sarampo pode apresentar mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário