Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2020

São Paulo é estado com mais clubes de futebol profissional

Atrás de São Paulo, o Rio de Janeiro é a unidade de federação com mais clubes profissionais


Pluri Consultoria/Reprodução
.
De acordo com um estudo da Pluri Consultoria, empresa focada em consultoria de gestão, finanças e marketing esportivo, o estado brasileiro com mais clubes de futebol profissional é São Paulo. Das 650 equipes do Brasil que disputaram alguma divisão de campeonato estadual ou nacional em 2019, 89 estão no território paulista. O número é superior ao dos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Amazonas, Tocantins, Piauí, Acre, Rondônia e Roraima juntos.
Atrás de São Paulo, o Rio de Janeiro é a unidade de federação com mais clubes profissionais, 66, seguida do Rio Grande do Sul, com 41, e Minas Gerais, que possui 40. Amapá, com 5 clubes, e Roraima, com 6, são os estados que contaram com menos equipes disputando, ao menos, alguma competição profissional em 2019.
São Paulo também é líder no quesito de taxa de utilização do calendário anual de futebol brasileiro. Em média, os clubes paulistas estão em atividade em 53,1% do período. Em contrapartida, a média de todos os clubes brasileiros é de 35%.
O Estado de São Paulo também é o maior em número de cidades com ao menos um clube profissional em atividade. São 66 no total, mais que o dobro do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, ambos com 31.
Por outro lado, as unidades de federação com maior percentual de municípios com clubes profissionais em atuação são o Distrito Federal (100%), Rio de Janeiro (33,7%) e Sergipe (28%). São Paulo tem clubes profissionais em apenas um de cada 10 de seus municípios e está em 11º lugar no quesito, com 10,2%.
Dentre as análises feitas pela Pluri Consultoria, o ranking onde São Paulo está pior é o de número de clubes profissionais por milhão de habitantes. Com 1,94, o território paulista possui o terceiro menor número e está na frente de Minas Gerais, com 1,89, e Bahia, 1,08, estando atrás até da média brasileira de 3,09.
São Paulo volta para a liderança no ranking de bilhão de reais de PIB por número de clubes profissionais. São R$ 23,82 bilhões de reais para cada equipe que disputou alguma competição profissional em 2019. A Bahia, segunda unidade de federação no quesito, possui o número de R$ 16,79 bilhões por time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário