Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Pão de banana fofíssimo e delicioso
Hoje quero compartilhar com você a receita desse pão de banana fofíssimo, e confesso que eu estava ansiosa para escrever esse post, editar cada foto para poder dividir com você essa maravilha.
Eu ando encantada pelas técnicas asiáticas de panificação, tudo começou quando conheci o Pão de leite japonês de Hokkaido e o Pão de cachorro-quente, ambos são feitos usando a técnica Tangzhong e o resultado é um pão de maciez única.
Esses dias, nas minhas pesquisas que agora tem sido focada em descobertas de sites japoneses, chineses, malaios e assim por diante. Então me deparei com esse Pão de Banana da Malásia, não hesitei, fui para a cozinha no mesmo instante para preparar essa receita e o resultado foi incrível, compartilhamos com a família e todos ficaram apaixonados pela maciez e delicadeza do sabor.
Então não deixe para depois! Eu corri para fazer a receita, depois fiquei ansiosa para compartilhar com você e agora é sua vez! Faça, me conte o que achou do resultado e se quiser, me marque no Instagram @blog_melepimenta.
Pão de banana fofíssimo© Eline Prando Pão de banana fofíssimo

Pão de banana fofíssimo

Se você gosta de pães com sabores diferentes, precisa conferir outras receitas que eu já fiz aqui em casa como esse Pão de milho verdePão integral de café e esse Pão integral de abacate.
Pão de banana fofíssimo© Eline Prando Pão de banana fofíssimo 
Pão de banana fofíssimo e delicioso
 
Tempo de preparo:
3 horas
Tempo de cozimento:
25 mins
Tempo total:
3 horas 25 mins
 
Esse pão de banana é simplesmente incrível, parece uma nuvem de tão macio.
Autor: Eline Prando
Categoria: Pães
Cozinha: Brasileira
Rende: 2 pães pequenos
Ingredientes:
  • 350 g de farinha de trigo | 3 xícaras
  • 30 g de açúcar | 3 colheres (sopa)
  • 20 g de leite em pó | 2 colheres (sopa)
  • 100 g de banana sem casca e amassada | ¼ xícara
  • 5 g de fermento biológico seco | ½ colher (sopa)
  • 1 ovo grande
  • 70 ml leite | ¼ de xícara
  • 40 g de manteiga sem sal | 3 colheres (sopa)
  • 5 g de sal | 1 colher (chá) de sal
  • Manteiga para finalizar
Modo de fazer:
  1. Peneire a farinha de trigo. Coloque-a em uma tigela média, mas reserve meia xícara para ser usada no final da receita de acordo com a necessidade.
  2. Adicione o açúcar, o leite em pó e o sal e misture bem.
  3. Em uma tigelinha, quebre o ovo, bata ligeiramente, acrescente o leite e misture.
  4. Agora, na tigela dos ingredientes secos, adicione a banana, o ovo com leite, o fermento. Comece a misturar com a mão, envolvendo bem os os ingredientes, se necessário, vá adicionando mais farinha os poucos até obter uma massa relativamente firme, que quase não gruda nas mãos.
  5. Coloque a massa sobre a bancada, adicione a manteiga cortada em cubos e comece a trabalhar a massa, envolvendo-a com a manteiga e sovando por aproximadamente 15 minutos.
  6. Com esse processo a massa vai ficar lisa, elástica e grudando levemente nas mãos.
  7. Faça uma bola com a massa e coloque-a na tigela, cubra com filme plástico e leve para crescer em local fechado por 1h a 1h30, ela vai dobrar de volume.
  8. Então, coloque a massa sobre a bancada, aperte para expulsar o excesso de ar, divida a massa em duas partes e forme duas bolas.
  9. Polvilhe levemente a bancada, usando um rolo de massa ou com a mão, achate a massa para obter uma massa retangular (meio ovalada), enrole a massa, finalize para dar acabamento e grudando bem as pontas.
  10. Role mais um pouco a massa, com delicadeza para ela ficar bem acabada, coloque a parte da junção das massas para baixo.
  11. Então, faça cortes com uma faca afiada, esses cortes vão até perto da parte de baixo da massa, mas não chega a cortar completamente.
  12. Com as duas mãos pegue a massa e cuidadosamente, acomode-as em uma forma de (aproximadamente 22cm x 8cm) untada com manteiga.
  13. Cubra com um pano e leve para crescer em local fechado por 60 minutos.
  14. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos.
  15. Retire o pão do forno, pincele com manteiga derretida.
 
Na foto, você pode ver o ponto da massa antes de receber a manteiga, ela fica firme e a manteiga vai deixá-la com a umidade correta. E a sova vai deixar a massa lisa, macia e elástica.
© Fornecido por Mel e Pimenta© Fornecido por Mel e Pimenta 
Veja abaixo os passos para modelar os pães, é um jeito diferente, mas muito fácil. Se você tiver dúvidas, também pode dar uma espiada no vídeo do canal Apron, foi com ele que eu aprendi a fazer essa receita maravilhosa.
© Fornecido por Mel e Pimenta© Fornecido por Mel e Pimenta© Fornecido por Mel e Pimenta© Fornecido por Mel e Pimenta© Fornecido por Mel e Pimenta© Fornecido por Mel e Pimenta 
Pães modelados e prontos para a etapa da fermentação.
 © Eline Prando 
Pães delicadamente dourados, brilhantes depois de receberem a finalização com manteiga derretida.
Pão de banana fofíssimo© Eline Prando Pão de banana fofíssimo 
É o tipo de pão que não foi feito para cortar, basta soltar a sua fatia e pronto!
Pão de banana fofíssimo© Eline Prando Pão de banana fofíssimo © Eline Prando 
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário