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sexta-feira, 25 de setembro de 2020

4 dicas para levantar o astral durante os dias ruins

 

© Fornecido por Superela

Faltam 100 dias para o fim do ano e ainda sim o tempo parece não ter passado. 2020 é com certeza o ano em que paramos para refletir não só sobre as coisas e acontecimentos, mas sobre as pessoas ao nosso redor e principalmente sobre nós mesmos.

Devido ao isolamento social, muito se tem falado sobre autocuidado, porém de acordo com um estudo feito pelo Hospital psiquiátrico e profissional de saúde comportamental, Pine Rest Christian Mental Health Services, os casos de suicídio aumentaram em 32% durante a quarentena.

O fato é que estamos cada vez mais frágeis devido a pandemia, mas a nossa fragilidade não vêm apenas do isolamento social, mas também de outros problemas que já vínhamos carregando na bagagem e que agora estourou sobre nossas cabeças.

Por isso, trouxe quatro dicas de atividades para você que se sente ou conhece alguém que se sente desanimado.

1. Arrume sua cama

Primeiramente faça a sua cama! Pode até parecer bobo, mas o ato de arrumar a cama logo pela manhã traz uma sensação de bem estar e motiva a cumprir as outras tarefas do dia. Ah, sem contar que te faz desencadear vários outros hábitos positivos, viu gatinha!

2. Faça exercícios físicos

Você sabia que a prática de atividade física ajuda a melhorar a autoestima e reduz o stress, isso porque a atividade física libera no cérebro endorfina o que causa a sensação de paz e bem- estar.

Então, tá esperando o que? Bora se mover!!!!

3. Lista de tarefas concluídas

Ao invés de fazer lista de coisas para fazer, faça uma lista de coisas feitas. Ei, talvez você já tenha escutado essa de fazer uma lista com as “obrigações do dia/semana”, mas experimente fazer uma lista com todas as coisas que você já fez. Isso vai te fazer enxergar as pequenas coisas realizadas e olha, dá uma sensação tão boa. Experimentei e super recomendo! 😉

4. Faça uma playlist

Faça uma playlist com músicas que te deixam animada ou que te lembre bons momentos. Essa você com certeza já leu em algum lugar ou alguém já te disse para fazer isso, mas você já fez a sua playlist?

Procure selecionar aquelas músicas que te dão um “up”, aquelas mais animadinhas que te fazem querer dançar e cantar. Eu por exemplo fiz uma playlist com aquelas músicas que só de eu lembrar da letra ou escutar por acaso no rádio já me fazem abrir um sorriso.

Essas são dicas simples para ajudar nos seus bad days, mas o mais importante é que você entenda que ninguém é 100% o tempo todo. Todas nós temos aqueles dias que só queremos ficar quietinhas no nosso canto e tá tudo bem, mas se isso já vem acontecendo com uma grande frequência, não hesite em procurar ajuda. Por mais que você não sinta vontade de sair do lugar ou não sinta vontade de conversar com ninguém, é necessário procurar ajuda.

Muitas universidades e centros de estudo possuem tratamento psicológico gratuito para a população. Aqui vão alguns lugares em São Paulo/SP:

  • Instituto de Psicologia da USP: localizado na Av. Prof. Mello Moraes, 1721 -Bloco D – Cidade Universitária. Telefone (11) 3091-8248 / 8223.
  • Pontifícia Universidade Católica – PUC: localizada na Rua Almirante Pereira Guimarães, 150 – Pacaembu. Telefone (11) 3862-6070.
  • Universidade Ibirapuera – UNIB: localizada na Avenida Interlagos, 1329 – Chácara Flora. Telefone (11) 5694-7961. De segunda a sexta-feira, das 13h às 21h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Além desses lugares você também pode encontrar ajuda através do Centro de Valorização a Vida – CVV, um centro de apoio emocional e prevenção do suicídio. Lá você encontra voluntários disponíveis para te atender pelo telefone, e-mail e chat 24 horas. Ah é tudo no sigilo viu!

Lembre-se, você é única e muito importante! E você não está sozinha! <3

Imagem: Unsplash

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 Talita Muniz

fonte:msn


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