Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Divórcio: confira 7 dicas de como superar a separação

 


© triocean/iStock

O divórcio é sempre um momento difícil para ambas as partes envolvidas. Não só porque envolve muito sentimentos misturados, mas também porque abrange advogados e outros trâmites da esfera jurídica.

Afinal, você se relacionou com uma pessoa pensando em passar a vida inteira com ela, então a decisão de se separar é algo difícil de encarar como realidade. Mas é importante enfrentar a situação e aceitar a tristeza do luto.

Lidar com a solidão é algo que demanda tempo, principalmente quando você passou um período em um relacionamento. É necessário não sentir culpa pelo tempo de recuperação, afinal, o tempo é único e relativo para cada indivíduo. Confira algumas dicas de como superar o divórcio.

Perdoe seu/sua ex após o divórcio

Perdoar é libertador! O perdão abre muitas portas para a vida social e para neutralizar o sentimento em relação à pessoa que você se separou. É importante ressaltar que o ato de perdoar não precisa ser comunicado, precisa ser sentido, pois é algo interno.

Perdoar é um processo, portanto, não se culpe por não conseguir perdoar imediatamente. É necessário entender e internalizar que ambas as partes amaram, tentaram dar certo e o divórcio ocorreu por um motivo que ninguém é culpado.  

Retome o contato com os amigos

Sabe aqueles amigos que você deixou de falar ou sair durante um tempo? Retome o contato com eles! Ter amigos por perto é sinônimo de diversão e companheirismo, além de ser super importante para a recuperação.

Amizades podem fazer com que você relembre a sua essência e retomar atividades e sentimentos que estavam perdidos.

Reflita sobre o seu estado atual

Refletir sobre o estado atual da sua vida é algo necessário para passar para outras “fases” após a separação. Entender e aceitar o sofrimento é essencial.

Lembre-se de quem você era antes da relação e faça uma lista das suas prioridades e desejos de agora em diante. Relembre antigos sonhos e pense em motivações para elevar o astral e a energia.

Comece uma atividade nova

Começar um novo hobbie é sempre uma motivação a mais para seguir em frente. É uma ótima oportunidade de fazer amigos e conhecer pessoas novas.

Seja uma aula de dança, pintura, um curso de línguas ou uma nova prática religiosa, o importante é que, além de estar aprendendo algo, você estará trabalhando a mente, o corpo e o espírito.

Se permita vivenciar algo novo

Permita-se sair para um lugar diferente, conhecer pessoas fora da sua bolha. Converse sobre um assunto que você tem pouco conhecimento. Se permita se interessar por alguém, se estiver preparado.

Entenda por qual fase você está passando, respeite os seus limites, mas não deixe de viver e experimentar coisas novas.

Dê tempo ao tempo

É importante deixar o sentimento ir, desapegar da ideia de que você pode controlar as decisões da vida. Quando damos tempo ao tempo, deixamos fluir os sentimentos e os acontecimentos. Portanto, a vida fica mais leve.

Dê tempo ao tempo para entender e respeitar seus sentimentos. Não se culpe por ainda estar sofrendo, mesmo depois de certo período de separação, mas viva de acordo com seus limites e desejos. Você será feliz novamente! 

Procure ajuda profissional

Muitas vezes, a separação é um processo mais doloroso do que se pode imaginar, e mesmo saindo com os amigos e se permitindo viver, o sentimento ainda machuca e é difícil dar continuidade às tarefas normais.

Nesses casos, é válido procurar ajuda profissional de um psicólogo ou psicanalista. Pois os analistas ajudam no período de luto, mas também auxiliam no autoconhecimento, que é a chave de toda a libertação do sofrimento e de identificar gatilhos que possam fazer mal.

Marina Estevão - Revista Seleções

fonte:msn


Nenhum comentário:

Postar um comentário