Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2020

É falso teste que manda prender respiração para identificar Covid-19
É falso teste que manda prender respiração para identificar Covid-19
Pixabay

Está circulando nas redes sociais uma mensagem acompanhada de um teste em forma de vídeo que propõe ao leitor prender a respiração por cerca de 25 segundos. O texto diz: “Se você conseguir prender a respiração até que o ponto vermelho se mova de A para B, você está livre de Covid-19 no momento. Teste simples e cobiçoso. Teste grátis sem nenhum custo. Ajude a salvar uma vida. Espere até que o ponto vermelho se mova para A antes de começar a prender a respiração”.
No entanto, a informação é falsa. No vídeo aparece um logo do Ananta Hospital, na Índia. Porém, o hospital revelou que o vídeo não foi compartilhado por eles e que trata-se de uma fake news.
O teste falso pode causar problemas maiores já que qualquer pessoa com uma doença respiratória tem dificuldade para prender a respiração. Asmáticos, pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que tenham pouco preparo físico ou sejam mais idosos podem não conseguir fazer esse teste, e isso não significa que eles estejam com Covid-19, já que é preciso considerar os sintomas clínicos para o diagnóstico total.
Por outro lado, pessoas com Covid-19 ‘leve’ poderão passar no teste falso sem dificuldades. Depende muito mais do preparo físico e cardiorrespiratório de cada pessoa. O diagnóstico continua sendo o laboratorial, seja através da sorologia ou pela detecção de partículas de RNA do vírus.
Conteúdo de fact-checking do Pipeify.
Carolina Pinheiro
Pipeify
fonte:msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário