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domingo, 27 de setembro de 2020

Erva-cidreira: para que serve e benefícios

 


Imagem de flockine por Pixabay

erva-cidreira, cientificamente conhecida como Melissa officinalis, é uma planta arbustiva da família Lamiaceae. Originária do Mediterrâneo e da Ásia, a erva-cidreira é uma das plantas medicinais mais cultivadas e utilizadas desde tempos remotos. Além de poder ser usada para tratar problemas digestivos, essa planta controla sintomas de ansiedade, proporcionando sensação de tranquilidade e bem-estar.

erva-cidreira é uma planta que pode atingir de 20 a 80 cm de altura. Os caules, ramificados a partir da base, formam touceiras. As folhas da erva-cidreira são verde-escuras na parte superior e verde-claras na parte inferior. As flores, quando surgem, são brancas ou amareladas,mas podem adquirir uma tonalidade rosada com o passar do tempo. Todas as partes da planta exalam um odor semelhante ao do limão, por isso ela costuma ser confundida com outro vegetal de aroma semelhante, o capim-limão.

As folhas da erva-cidreira podem ser ideais para quem sofre de alterações digestivas e ansiedade. Além disso, pesquisas confirmam que elas agem como sedativo. Por isso, aromaterapeutas recomendam que seu óleo essencial seja usado em casos de depressão, ansiedade, dor de cabeça nervosa e insônia.

Benefícios da erva-cidreira

Além de acalmar, a erva-cidreira pode proporcionar diversos outros benefícios, como:

Alivia o estresse

erva-cidreira é conhecida por aliviar os sintomas de estresse, ajudar a relaxar e melhorar o humor. Um estudo realizado em 2004 mostrou que consumir erva-cidreira pode amenizar os efeitos negativos causados pelo estresse psicológico. Os participantes que passaram a tomar chá de erva-cidreira relataram um aumento da sensação de calma e redução da sensação de alerta.

Reduz a ansiedade

erva-cidreira também pode ser usada para reduzir os sintomas de ansiedade, como nervosismo e excitabilidade. Uma pesquisa publicada em 2014 examinou o humor e os efeitos cognitivos de alimentos contendo erva-cidreira.

O suplemento foi misturado em uma bebida e em um iogurte junto com adoçantes naturais ou artificiais. Os participantes de ambos os grupos relataram efeitos positivos em vários aspectos do humor, incluindo níveis reduzidos de ansiedade.

Melhora a função cognitiva

O mesmo estudo de 2014 também analisou os efeitos da erva-cidreira na melhoria da função cognitiva. Os participantes foram convidados a realizar tarefas cognitivas envolvendo memória, matemática e concentração. Os resultados da pesquisa sugerem que os participantes que ingeriram erva-cidreira tiveram um desempenho melhor do que aqueles que não o fizeram.

Embora esses participantes tenham experimentado um aumento nos níveis de alerta e desempenho, ainda é possível que a fadiga se instale com o tempo. A combinação de erva-cidreira com alimentos também afeta sua taxa de absorção, o que pode ter impactado sua eficácia. Por isso, são necessárias mais pesquisas.

Alivia insônia e outros distúrbios do sono

A combinação de erva-cidreira com valeriana pode aliviar a inquietação e os distúrbios do sono, como a insônia. Pesquisadores em um estudo de 2006 mostraram que crianças que tomaram uma dose combinada tiveram uma melhora de 70 a 80% nos sintomas.

Tanto os pesquisadores quanto os pais consideraram a erva-cidreira um tratamento bom ou muito bom. Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para validar essas descobertas.

Faz bem para indigestão

erva-cidreira pode ter um efeito positivo na digestão. Um estudo de 2010 avaliou os efeitos de uma sobremesa fria contendo erva-cidreira na dispepsia funcional (nome dado a um quadro de dor ou desconforto estomacal crônico). Embora ambos os tipos de sobremesas diminuíssem os sintomas e sua intensidade, a sobremesa contendo erva-cidreira intensificou esse efeito de diminuição.

Ajuda a tratar náuseas

Dado seu impacto potencial no sistema digestivo, a erva-cidreira também pode aliviar a sensação de náusea. Uma revisão de 2005 avaliando os resultados de vários estudos sobre erva-cidreira descobriu que a erva é útil no tratamento de sintomas gastrointestinais.

Minimiza cólicas menstruais

Há também pesquisas que sugerem que a erva-cidreira pode ser usada para aliviar cólicas menstruais e a síndrome pré-menstrual (TPM). Um estudo de 2015 pesquisou o efeito da erva-cidreira na redução da intensidade das cólicas em cem meninas do ensino médio. Elas tomaram uma essência de erva-cidreira ou um placebo por três ciclos menstruais consecutivos.

A intensidade dos sintomas de TPM foi analisada antes e durante três meses após o tratamento. O grupo que tomou a erva-cidreira relatou uma redução significativa dos sintomas.

Alivia dor de cabeça

erva-cidreira também pode ser útil no tratamento de dores de cabeça, especialmente se elas ocorrerem como resultado do estresse. Suas propriedades calmantes podem ajudar a liberar a tensão e relaxar os músculos.

Como fazer chá de erva-cidreira

Para fazer o chá de erva-cidreira, é recomendado que você utilize apenas as folhas da planta. Isso porque são elas que contêm as propriedades benéficas para a saúde. Para prepará-lo, utilize as seguintes medidas:

  • 3 colheres (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água.

Adicione as folhas de erva-cidreira à água fervente e deixe-as em infusão por cerca de cinco minutos. Em seguida, coe e beba de três a quatro xícaras de chá de erva-cidreira por dia.

Vale ressaltar que os possíveis efeitos colaterais da erva-cidreira incluem diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda de pressão. No entanto, não foram descritas contraindicações do chá de erva-cidreira até o momento.


 


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