Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Região tem 188 candidatos a prefeito e 4.138 a vereadores


Foto: Reprodução

Levantamento feito pela reportagem revela o panorama das eleições 2020 nos 53 municípios regionais
- GABRIEL BUOSI / O Imparcial de Presidente Prudente
Os 53 municípios da região de Presidente Prudente, juntos, possuem 188 candidatos ao cargo de chefe do Executivo e 4.138 pessoas que deverão disputar as eleições de 2020 por uma cadeira na Câmara Municipal. O levantamento feito pela reportagem ocorreu ontem, no portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), primeiro dia útil depois que o prazo para registro de candidaturas chegou ao fim. Vale destacar que, agora, os pleiteantes aguardam pelo julgamento, que faz parte do processo.
Conforme o levantamento (veja a tabela), a cidade que mais possui candidatos ao cargo de prefeito é Presidente Prudente, com 12 nomes registrados no portal, seguida por Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio, com sete candidatos em cada. Já no que diz respeito às vagas para vereadores, Presidente Prudente lidera com 331 nomes que devem concorrer ao pleito, seguida por Dracena com 202 candidatos e Presidente Epitácio, que tem 199.
Números expressivos
De acordo com o sociólogo Marcos Lupércio Ramos, é possível analisar os números diante de dois aspectos, positivos e negativos. No que diz respeito aos positivos, ele comenta que se há muitas pessoas interessadas em participar das eleições, quer dizer que há um grande número de indivíduos na busca pelo exercício da cidadania. “É fazer parte, diretamente, do destino do seu município, sem mencionar o ganho pessoal que esse processo traz para este participante”, comenta.
No entanto, ele ressalta, sobre o lado negativo, que nem todas as cidades possuem representatividade, por exemplo, de mulheres e negros como candidatos, o que deveria ser mudado. “Quanto maior for a representatividade, mais amplas serão as discussões e os temas debatidos pelos representantes eleitos pelo povo”. Em nível de informação, Presidente Prudente não conta com nenhuma candidata a prefeita, mas tem nomes femininos ao cargo de vice.
QUANTO MAIOR FOR A REPRESENTATIVIDADE, MAIS AMPLAS SERÃO AS DISCUSSÕES E OS TEMAS DEBATIDOS PELOS REPRESENTANTES ELEITOS PELO POVO
Marcos Lupércio Ramos
Pandemia e tecnologia
Com a chegada da pandemia, a falta de contato mais direto com o eleitor certamente será notada neste ano. No entanto, o sociólogo afirma que o uso das redes sociais poderá ser benéfico por parte dos candidatos e da população, que terá acesso mais fácil às propostas. “Isso será ótimo para quem quer apresentar suas ideias, propostas e intenções, por causa do grande alcance da rede, mas é preciso ter um alerta muito grande para as fake news, que são as notícias falsas, e a disseminação de ódio de bandeiras que reprimem determinados grupos”, comenta Marcos.
Presidente Venceslau
Prefeitos -8
Vereadores-137

Nenhum comentário:

Postar um comentário