Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Agosto tem saldo positivo em vagas de emprego na região


Foto: Marcello Casal/ABr

Foram 1.260 postos de trabalho abertos, resultados de 4.670 contrações e 3.410 demissões; todo os municípios fecharam em alta
REGIÃO - THIAGO MORELLO / O Imparcial de Presidente Prudente
Pelo segundo mês consecutivo, a região de Presidente Prudente fecha em alta, quando o assunto é o saldo de empregos. Ontem, o Ministério do Trabalho divulgou os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em relação a agosto, e o saldo regional foi de 1.260 novos postos de trabalhos abertos, resultados de 4.670 contrações e 3.410 demissões ocorridas durante todo o período analisado.
O número emite uma variação de 0,66% em relação ao mês de julho. E nesse cenário, dos 53 municípios que compõem a região, 39 terminaram em superávit. Isso quer dizer que em todos eles ocorreram desligamentos, mas a quantidade de admissões foi ainda maior. Os destaques ficaram com as cidades de Presidente Prudente (688), Regente Feijó (122) e Alfredo Marcondes (106).
Entretanto, no acumulado do ano, o cenário ainda é negativo para a região. O saldo é de -207 vagas de emprego. Conforme os dados do Novo Caged, ao longo desses oito meses, os municípios demitiram 35.686 pessoas, mas contrataram 35.479.
Processo de recuperação
Para o economista Moisés Martins, o que estamos vivendo agora é um processo de recuperação, mas “que se move em passos muito lentos”. Para ele, isso tem relação com a fase do Plano São Paulo em que a região estava, de cor laranja. “Mesmo com restrições, alguns setores podiam operar, o que já fica melhor que antes, quando nada funcionava”, frisa. Isso pode emitir uma melhora para o Caged de setembro, pensando que nesse mês a região evoluiu para cor amarela, o que abre ainda mais a economia.
O especialista não deixa de citar que, em relação ao saldo acumulado negativo, ele ainda é reflexo da pandemia da Covid-19, mas mais ainda, da crise economia que o país já vinha enfrentando desde antes, atrelado aos embargos políticos.
Presidente Venceslau
Admissões:104
Desligamentos:106
Saldos:-2
Variação Relativa (%):-0,04

Nenhum comentário:

Postar um comentário