Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Nascimento de bezerros gêmeos é registrado em Machado


Foto: Cedida

Médica veterinária diz que a gestação gemelar em vacas é uma condição que pode ocorrer quando um embrião se divide em dois ou através de ovulação múltipla devido a desequilíbrios hormonais
REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO / O Imparcial de Presidente Prudente
Em uma propriedade particular em Álvares Machado, o funcionário e produtor rural Eleutério Gianfelice, além de cuidar da lida do dia a dia, também tem a oportunidade de criar uma pequena quantidade de animais. No último dia 25, portanto, ele se surpreendeu ao presenciar o nascimento raro de bezerros gêmeos. Mesmo com tamanha notoriedade, ele diz que não é a primeira que vez que isso ocorre na sua linhagem de bovinos.
De acordo com Eleutério, o nascimento inusitado ocorreu durante a madrugada e, somente pela manhã, observou que a vaca já havia criado. “Eu percebi que ela tinha criado e, como de costume, fui observar. Quando eu a encontrei, ela estava somente com um bezerro, mas andando um pouco mais encontrei o segundo, que precisou de um primeiro auxílio para se levantar e se alimentar”, relembra. “Hoje, está cuidando dos dois animais”, complementa o produtor rural.
Há anos se dedicando à criação de animais, Eleutério diz que não é a primeira vez que presencia o nascimento de bezerros gêmeos. “Dentro de quatro anos é a segunda vez que um animal nosso cria dois bezerros. O que mais chamou atenção foi que, desta vez, veio um casal de bovinos”.
Gestação gemelar
De acordo com a médica veterinária Mariana Lucas dos Santos Silva, a gestação gemelar em vacas é uma condição que pode ocorrer basicamente de duas formas. A primeira delas é quando um embrião se divide em dois, originando gêmeos idênticos. Já a forma mais comum é que haja uma ovulação múltipla devido a desequilíbrios hormonais ou estimulação dos folículos devido à aplicação de biotécnicas. “Nesse caso, a gestação pode resultar tanto em dois bezerros do mesmo sexo, quanto de sexos opostos”, explica. “No entanto, a chance de uma vaca ter uma cria de gêmeos de sexos diferentes é de apenas 0,5%, segundo relatos da literatura veterinária”, complementa.
O freemartinismo em bovinos, segundo a médica, é um problema comum em casos de gestação gemelar. A condição é uma forma característica de intersexualidade resultante da gestação de fetos de sexos opostos. Isso faz com que a fêmea apresente características masculinizadas e seja estéril. Nos machos, a ocorrência de esterilidade é bem menor, mas pode comprometer a reprodução. Isso ocorre, pois no interior do útero bovino ocorrem “anastomoses vasculares” – a união da circulação de um feto com a do outro. Desta forma, há um intercâmbio de substâncias, como hormônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário