Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

59% afirmam já terem escolhido candidato a prefeito

 


Sérgio Lima/Poder360


Pesquisa PoderData mostra que 59% dos brasileiros já escolheram seus candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020. Os que ainda não tomaram uma decisão são 33%.

Por causa da pandemia de covid-19, o Congresso aprovou uma emenda constitucional para adiar as eleições. Agora, brasileiros sairão às ruas em 15 de novembro para votar para prefeitos e vereadores.

Havia 1 temor de que os eventos ligados ao processo eleitoral, como as sessões de votação e a campanha, propagassem ainda mais o coronavírus.

A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 26 a 28 de outubro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 488 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

HIGHLIGHTS DEMOGRÁFICOS

O estudo destacou, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros sobre a escolha de candidatos.

Os números mostram que os mais ricos estão mais decididos sobre em quem votar. Já os mais pobres (desempregados ou sem renda fixa) são os mais indecisos.


Bolsonaristas mais decididos

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que o consideram “ótimo” ou “bom”, estão levemente mais decididos do que a média geral. Nesse grupo, 64% já têm candidato a prefeito.

O presidente afirmou no começo do ano que não iria “se meter” nas eleições municipais. Meses depois, no entanto, mudou de ideia. Agora, já demonstrou apoio a pelo menos 4 candidatos a prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário