Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Alimentos que você pode congelar e você não sabia!

 


iStock/Shuterstock


Com a correria do dia a dia, muitas vezes recorremos à fast-food porque não deu tempo de preparar uma refeição ou fomos derrotados pelo cansaço e a preguiça. Quem nunca, né?

Já as pessoas que moram sozinhas ainda têm aquele dilema se vale a pena cozinhar para uma pessoa, uma vez que alguns dos alimentos podem ser rapidamente perecíveis. Mas temos uma sugestão prática para ambos os casos!

É possível economizar dinheiro, tempo no fogão e evitar o desperdício congelando alguns itens. E não estamos falando de carne, peixe, legumes, polpas de frutas, sorvete e pizza, os quais já estamos familiarizados.

Há outros alimentos que talvez você achava que só poderiam ser consumidos frescos e que podem ter seus prazos de validade prolongados em temperaturas abaixo de zero. 

Já pensou em deixar no freezer ovos, leite, farinha, queijo, abacate, ervas e alho? Estranho?

Nesta galeria, veja uma lista de alimentos que podem ser congelados e dicas para tornar sua vida mais fácil na cozinha!


As batatas chips são quase livres de qualquer umidade. Por isso, ao descongelá-las, elas não ficarão moles. Além disso, pode comê-las assim que as tirar do congelador. Experimente!


É possível congelar os ovos, no entanto, estes têm de estar fora da casca. Pode congelá-los individualmente ou pode deixá-los batidos antes de ir para o freezer. Também pode separar as gemas das claras, se preferir.


Tal como diversos outros alimentos, o leite também pode ser congelado. Tenha cuidado só para não utilizar uma fonte de calor para descongelá-lo.


Ao congelar a farinha, você poderá prolongar o seu prazo de validade. Mas certifique-se de armazená-la em um recipiente que fique bem tampado.


Os queijos semiduros e também alguns duros são ótimos para congelar. Você pode cortá-los em cubinhos ou depois de triturá-lo. Cuidado com alguns queijos macios (como o brie), uma vez que estes não são adequados para serem congelados.


Quantas vezes você acabou por usar apenas uma colher e o resto acabou por ir para o lixo? A solução é congelar a polpa de tomate em porções de colheres de sopa.


Raramente utilizamos todo o recipiente quando compramos o molho pesto já pronto. A boa notícia é que você pode evitar o desperdício e congelá-lo.


Quer desfrutar de um guacamole e não tem abacates frescos em casa? Pode usar os que estão no freezer. No entanto, os abacates descongelados não são muito agradáveis para saladas.


Ter húmus guardado no congelador pode ser muito prático na hora que quiser usá-lo para um snack rápido e delicioso.


Congele a sopa em embalagens apropriadas. É importante calcular o tamanho das porções, uma vez que ao descongelá-la terá de tomá-la.


Cozinhar uma grande quantidade de massa e congelar em porções pode lhe ajudar no momento em que tiver de preparar rapidamente uma refeição.

O mesmo acontece com o arroz. Você pode cozinhar uma volumosa quantidade de arroz e guardar em porções no freezer.


Você pode guardar a espiga de milho diretamente no congelador, ou cozinhá-la primeiro antes de colocar lá.


É um ótimo truque para cozinheiros amadores. Ao ter sempre cebola picada no congelador, irá poupar tempo sempre que precisar de cortar uma cebola para preparar alguma iguaria.


Precisa de acompanhamento para as suas sobras? Descongele o purê de batata.


A manteiga de amendoim já costuma ter um prazo de validade prolongado. Se quiser aumentar a sua longevidade, coloque o doce no congelador.


A consistência da coalhada irá mudar assim que a congelar. Por isso, é melhor não servir a iguaria acompanhando tacos. No entanto, esse alimento continua sendo ótimo para cozinhar.


Gosta de pão saindo do forno? É possível ter sempre um fresco colocando-o para assar com a massa pronta que você deixou congelada.


Você não precisará acordar uma hora mais cedo só para fazer panquecas. Faça a massa em grande quantidade com antecedência e congele em porções.


O pão fresco pode ser congelado, aumentando assim a sua longevidade. Não se esqueça de cortá-lo em fatias antes de congelar.


Outra dica é congelar os frutos secos para evitar que se estraguem. Coloque-os num saco com fecho para que durem mais tempo no freezer.


Sanduíches, wraps, burritos e afins podem também ser congelados. Desta forma, pode comer esses lanches ao longo da semana.


Por ser rica em gordura, a manteiga congela muito bem.


Ter ervas picadas sempre prontas pode ser de uma grande ajuda. Você pode misturá-las com azeite e congelá-las em cubinhos naquelas bandejas de gelo. É super prático na hora de cozinhar.


Corte e descasque o gengibre e coloque-o em sacos para congelamento. Durará muito tempo e poderá ralá-lo facilmente.


Fez cobertura demais para o seu bolo? Não tem problema. Coloque o que sobrou no congelador e utilize-a na próxima vez que fizer um bolo.


É ótimo ter alho no congelador, principalmente quando já está picado. Você vai poupar tempo!


É muito prático ter sempre frango desfiado no freezer. É fácil de descongelar e pode ser usado em sanduíches, saladas ou pratos salgados diversos.


Vegetais como os espinafres e os brocólis devem ser cozidos antes de serem congelados.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário