Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2020

 

Esta quantidade diária de cigarros aumenta o risco de doença cardíaca

Acredite, não é preciso de muito para que o risco de doença cardíaca seja maior. Saiba tudo sobre o estudo a respeito de cigarro


Crédito: Unsplash

Quase todo mundo está ciente de que fumar é ruim para a saúde. Mas, infelizmente, algumas pessoas ainda fazem isso de qualquer maneira.

cigarro tem sido associado a uma enorme variedade de problemas de saúde, como asma, doença pulmonar, derrame e câncer. Agora, um estudo publicado no The BMJ mostra que não é preciso muito para oferecer riscos de doença cardíaca.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram 141 estudos de 1946 a 2015 sobre tabagismo e doenças cardíacas para tentar descobrir quantos cigarros diários são necessários para aumentar o risco de doença cardíaca e derrame. Eles dividiram os dados em pessoas que fumavam um, cinco ou 20 cigarros por dia e compararam com pessoas que nunca fumaram.

Afinal, qual a quantidade de cigarros que aumenta o risco de doença cardíaca?

Apenas um cigarro por dia já aumenta significativamente o risco de doença cardíaca e derrame cerebral. Para os homens, fumar um cigarro por dia aumentou o risco de doença cardíaca em 48%, em média, em relação a um não-fumante, enquanto o consumo de 20 cigarros por dia dobrou o risco. Foi ainda pior para as mulheres: ter um cigarro diário aumentou seu risco de doença cardíaca em 57%, enquanto fumar 20 cigarros por dia aumentou o risco em 2,8 vezes.

A doença cardíaca é atualmente a causa número 1 de morte nos EUA, segundo dados dos Centers for Disease Control and Prevention, e o derrame não está muito atrás. Então, realmente, isso não é algo que você quer mexer.

Os pesquisadores apontam que, embora seja bom reduzir o consumo de cigarros se você for um fumante fixo, é muito melhor cortar completamente o hábito. “Fumar apenas cerca de um cigarro por dia acarreta um risco de desenvolver doença cardíaca coronária e derrame muito maior do que o esperado: cerca da metade disso para pessoas que fumam 20 por dia”, escreveram os pesquisadores na conclusão. “Não existe um nível seguro de tabagismo para doenças cardiovasculares”, finalizaram.

Em um editorial de acompanhamento, Kenneth Johnson, professor adjunto de saúde pública da University of Ottawa (EUA), escreveu que qualquer exposição à fumaça de cigarro é “demais”. Portanto, se você está repensando seu hábito de fumar ou tentando convencer um ente querido a fazer o mesmo, saiba que isso terá um impacto muito melhor em sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário