Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2020

Pessoas maiores de 60 anos só poderão votar entre 7h e 10h no dia 15/11 #boato


 


Boato – Pessoas maiores de 60 anos só poderão votar entre 7h e 10h no dia 15/11. Pessoas com menos de 60 anos só poderão votar após às 10h.

As eleições 2020 já estão quase aí. E, como todos os anos de pleito, não faltam notícias com conteúdo enganoso para confundir os eleitores, sejam elas sobre candidatos, segurança das urnas e até horário de votação, como no nosso caso de hoje. Por isso, todo cuidado é pouco com o que vai compartilhar.

Uma publicação que começou a circular nas redes sociais na última semana, especialmente no Facebook e WhatsApp, dá conta de que, supostamente, apenas pessoas maiores de 60 anos poderão votar entre 7h e 10h no dia 15/11, quando será realizado o primeiro turno da votação nos estados. Entre as 10h e 17h, seria o horário apenas do “público normal” (seja lá o que isso signifique).

O suposto horário exclusivo faria parte das novas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições 2020 para conter o avanço do coronavírus, junto a outras medidas, como uso de máscara e caneta própria que deverá ser levada por cada pessoa no dia do pleito. Confira, a seguir, as versões do texto original das publicações que estão rodando online:

Versão 1: ELEIÇÕES 2020 JÁ ESTÃO CIENTES DAS NOVAS REGRAS? De 7:00h às 10:00h- Pessoas excepcionalmente maiores de 60 anos De 10:00h às 17:00h – Público normal NÃO ESQUEÇAM DE LEVAR NO DIA DA ELEIÇÃO – 15/11/2020: *Caneta *Máscara (Uso obrigatório. Sem ela não entrará na seção) *Identidade *Título de eleitor

Versão 2: Já estão cientes das novas regras das eleições 2020? De 7:00hs às 10:00hs – Pessoas excepcionalmente maiores de 60 anos De 10:00hs às 17:00 – Público normal Em 15/11/20, dia da eleição, é obrigatório levar: Caneta  Máscara (Uso obrigatório sem ela não entrará na seção) Identidade Título de eleitor Avise seus amigos e familiares, principalmente os idosos Compartilhem Bom dia, esta mensagem está circulando nas redes sociais

Versão 3: No dia 15 de novembro, pessoas do grupo de risco vão votar das 7:00 às 10:00 horas da manhã. Nesse horário o vírus está dormindo. Dr. Drauzio Varella que me contou.

Apenas pessoas maiores de 60 anos poderão votar entre 7h e 10h no dia 15/11?

Apesar de ainda estarmos a pouco mais de um mês para o começo das eleições 2020, a publicação viralizou rapidamente nas redes sociais. Porém, não passa de uma informação distorcida a respeito do horário de votação deste ano.

E não foi difícil desconfiar dessa história já que, para começo de conversa, as versões das publicações que estão compartilhando a notícia carregam todas as características de fake news: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, boatos online sobre o pleito eleitoral são bastante comuns. Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como, por exemplo, um que circulou a todo vapor nas eleições de 2018, que dizia que maioria de voto nulo cancela eleição e troca candidatos; outro de que a biometria seria cancelada nas eleições de 2018; e, por fim, um estilo clássico de todos os pleitos, apontando que houve fraude nas urnas nas eleições de 2018 e Bolsonaro teria vencido no primeiro turno. Alguns fakes são tão comuns durante o período eleitoral que até reunimos as cinco mais “batidas” neste vídeo:

Neste vídeo, Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, alerta para cinco tipos de fake news que sempre aparecem durante o período eleitoral. Assista, fique esperto e, se puder, compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário