Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

SECRETARIA DE SAÚDE OFERTA 250 MAMOGRAFIAS A MULHERES DE PV



Com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde está ofertando 250 mamografias para a população feminina.
Segundo informações da Secretária Gisele Costa, os exames serão realizados nos institutos de radiologia Med Rad e Diagnóstico por Imagem. “Mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou que pertencerem ao grupo de risco após realizar a coleta do Papanicolau será solicitado a mamografia de rastreamento. O pedido deverá ser entregue no setor de regulação (Centro de Saúde) para ser agendado”, explicou.
O Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres nesta faixa etária realizem mamografia com intervalos máximos de dois anos visando a detecção precoce do câncer de mama.
São considerados grupos de risco: mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade; mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer mama bilateral ou câncer de ovário, em qualquer faixa etária; mulheres com história familiar de câncer de mama masculino e mulheres com diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ.
É importante destacar que, durante o mês passado, a equipe da secretaria promoveu ações em comemoração ao “Outubro Rosa”, entre elas, colheu diversos exames preventivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário