Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

 

Você dorme bem? Veja dicas para ter uma noite de sono perfeita

Nossa colunista, Bianca Vilela, ensina você a dormir com os anjos

Bianca Vilela 

Nossa colunista, Bianca Vilela, ensina você a dormir com os anjos

Uma dica ótima é dormir no escuro total - Claudio_Scott/Pixabay

Se tem uma coisa que todo mundo sabe é que o sono é fundamental para a nossa saúde física e também mental, não é? Mas então por que será que 72% dos brasileiros dizem que têm algum problema para dormir? Isso inclui insônia, ronco, apneia (quando a respiração para e volta diversas vezes durante o sono), narcolepsia (sono súbito e incontrolável) ou síndrome das pernas inquietas.... tudo conspira contra os carneirinhos!

Nos gabamos de que nos grandes centros urbanos tudo funciona 24h por dia, mas vamos ser sinceros: para que precisamos de uma pizzaria aberta às 4h da manhã? São cada vez mais serviços sendo ofertados, sendo que nossa necessidade se encontra mesmo em um bom colchão.

Aposto que vocês vão me perguntar: tá, mas e quem trabalha durante a madrugada? Sei que, muitas vezes, é a única oportunidade que a pessoa tem, e até com remuneração maior, mas trabalhar, e não dormir durante o período noturno, é bem ruim para a saúde como um todo. Pessoalmente, eu indicaria que você trabalhasse na madrugada por um curto período da vida, apenas.

A CHAVE PARA O SONO REPARADOR
Antes de tudo, precisamos entender a nossa fisiologia e como este mecanismo funciona: durante a noite, principalmente entre meia noite e 4h (fase escura do sono) produzimos um hormônio fundamental, chamado Hormônio de Crescimento.

Como o próprio nome diz, na infância ele tem a função de nos ajudar a crescer. Após o estirão, porém, ele continua sendo produzido, em pequenas quantidades, com a função de ajudar a reparar o organismo para o dia seguinte. Exatamente por isso que, quando não dormimos bem, acordamos exaustos e improdutivos!

Aqui, uma dica ótima é dormir no escuro total. Ou seja: para que seu sono seja reparador mesmo, desligue a televisão e também aquele abajur maroto, que a costumamos ver sempre ligado nas novelas. O Hormônio de Crescimento não é produzido com eficiência se você estiver em um ambiente claro, por isso que máscaras, cortinas e persianas blackout são super bem-vindas.

AFINAL, QUAL É A MELHOR POSIÇÃO PARA DORMIR?
Além da questão fisiológica, precisamos entender que a posição do nosso corpo durante a noite também é essencial para a qualidade do sono. Na sequência, separei algumas fotos do certo e errado para facilitar o seu entendimento. 

Sim, eu sei que existem pessoas que mantém a postura dita como incorreta durante a noite e dormem muito bem, mas quero deixar claro que estas indicações funcionam para a maioria das pessoas. 

Posição recomendável – posição neutra do pescoço.

Posição não recomendável – travesseiro muito alto | pescoço inclinado.

Posição não recomendável – barriga para cima.

Posição não recomendável – barriga para baixo e pescoço lateralizado.

RECAPITULANDO:

1)    Durma 8 horas por noite, se possível antes das 23h00.

2)    O ambiente deve ser calmo, silencioso e escuro, fuja dos abajures!

3)    A melhor posição é a lateral, com um travesseiro que permita que seu pescoço se mantenha na posição neutra.

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

Conteúdo:Revista Ana Maria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário