Páginas

Pesquisar este blog

12/12/20

Grávida no verão: nutri dá dicas de como se alimentar bem na estação

 

Nutri dá dicas para grávidas comerem bem no verão

 Getty Images



Para as futuras mamães, o verão e as altas temperaturas podem ser um desafio e tanto para curtir a gravidez com tranquilidade. Nesse caso, uma dica é investir nos alimentos certos para evitar desconfortos como sede, calor intenso, inchaço, entre outros. A nutricionista Juliana Marçal, especialista em saúde materno-infantil, conversou com o Purepeople e reunimos as dicas para grávidas em diferentes fases. Saiba mais!

SEDE, INCHAÇO E FRAQUEZA SÃO ALGUMAS QUEIXAS DAS MULHERES GRÁVIDAS

A sensação de sede e de calor no verão ficam ainda maiores quando se trata de mulheres grávidas. Somado a isso, muitas acordam várias vezes de madrugada para fazer xixi. Nesses casos, de acordo com a especialista, mantenha-se hidratada com água gelada, com mais foco durante o dia e menos durante à noite

O inchaço também é uma queixa frequente das futuras mamães no verão. "O inchaço em membros inferiores é reduzido com o consumo de alimentos fonte de potássio e magnésio como banana, abacate, semente de abóbora, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa, frutas e hortaliças em geral e grãos integrais como arroz e pães". Também é bom evitar jejum prolongado e realizar pelo menos 5 refeições por dia em intervalos regulares.

QUEM ESTÁ GRÁVIDA NO VERÃO DEVE INVESTIR NA HIDRATAÇÃO

Vale reforçar que a hidratação é fundamental para as gestantes no verão, então invista em 2 litros de água ao longo do dia. "A água de coco natural também proporciona hidratação, aliviando a sensação de sede permanente, mas deve ser consumida com moderação na quantidade máxima de 300 ml por dia".

Outra dica da nutri é caprichar no consumo das frutas que tenham mais líquidos, entre elas, melão, melancia, abacaxi, laranja, pêssego, ameixa, uva e nectarina. "Legumes e verduras devem estar em abundância, diariamente, no almoço e jantar", conta Juliana.

GRÁVIDA NO VERÃO: EVITE ALIMENTOS COM MUITO SÓDIO E GORDURAS

Se você está grávida no verão, tirar da rotina carnes cruas ou mal assadas, receitas com maioneses, doces e tortas com cremes açucarados é a melhor pedida para evitar riscos de contaminação. "Devido à quantidade elevada de sódio, gordura e aditivos químicos também devem ser evitados frituras, carnes salgadas, como carne seca e bacon, e embutidos".

Além disso, a nutricionista também afirma que a bebida alcoólica é proibida na gestação, mas refrigerantes, mate, guaraná natural e sucos industrializados também não devem ser consumidos.

SE FOR À PRAIA OU SAIR DE CASA, SAIBA QUAIS SÃO OS ALIMENTOS INDICADOS

Para aproveitar o verão fora de casa e curtir com o seu bebê dentro da barriga a estação mais quente do ano, a nutri aconselha levar os próprios lanchinhos. "Pipoca, torradas caseiras e barras de proteína sem adoçante são ótimas opções". Frutas variadas, oleaginosas ou frutas secas também são alimentos bem práticos.

Mais opções? "Sanduíches com pão integral e recheios de frango, carnes desfiadas, ricota, cottage ou hommus de grão de bicos e adicione legumes. Legumes crus, por exemplo, fatias de cenoura, tomate cereja e rodelas de pepino".

A ALIMENTAÇÃO É DIFERENTE EM CADA FASE DA GRAVIDEZ. VEJA DICAS!

Sabia que também existe diferença em cada fase da gestação? "No início da gestação, devido aos desconfortos como enjoo, náusea e fraqueza, alimentos que aliviam os sintomas são os mais secos como torradas, biscoitos e pães integrais, tapioca, raízes como mandioca e chips assados de batatas". Vale também apostar em frutas azedas e água aromatizada com limão e gengibre.

Com a evolução da gestação, vale investir em alimentos fonte de proteína, ferro e cálcio. "Carnes com pouca gordura, leguminosas, como feijões, lentilha, ervilha e grão-de-bico. Entre os derivados do leite, prefira queijo branco e iogurte natural, além de gergelim, amêndoa e chia para incrementar os lanches".

(Por Marina Couto)

fonte:purepeople.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário