Páginas

Pesquisar este blog

27/12/20

 

SAIBA COMO DAR FIM À BAGUNÇA DA LAVANDERIA, TORNANDO O AMBIENTE BONITO E PRÁTICO

Rafaella Barros

Com o uso de prateleiras e caixas, é possível organizar a área de serviço Foto: Divulgação

Fim de ano é a época em que muita gente dá aquela arrumação na casa, mas ignora a lavanderia (ou a área de serviço) por considerá-la o cômodo “da bagunça”. Mas especialistas em decoração ouvidas pelo EXTRA explicam que não precisa ser assim e mostram que é possível não só organizar como dar um tapa no visual desse espaço tão usado pelas famílias.

A decoradora Nina Braz, do canal Tu Organizas, explica que o primeiro passo para organizar uma lavanderia é setorizar o espaço e manter nele apenas o que é necessário, já que, geralmente, o local é pequeno.

— Bagunça é quando não há um lugar definido para cada objeto. Use e abuse de caixas organizadoras, gaveteiros e cestos multiuso. Se na casa houver crianças, mantenha os produtos de limpeza em prateleiras altas para evitar problemas — recomenda.

Depois de setorizar, é preciso pensar no que mais se usa no dia a dia, sejam produtos ou utensílios de limpeza. Para otimizar o espaço ao máximo, pode-se usar e abusar de prateleiras e armários nas paredes, deixando, por exemplo aqueles mais altos e, portanto, mais difíceis de alcançar, para os itens que não são usados com tanta frequência.

Com essa organização estratégica, inclusive, evita-se uma nova bagunça na procura dos produtos, na correria de todos os dias.

— Tenha sempre à mão os produtos para o dia a dia, como borrifadores para produtos de limpeza. Além disso, separe produtos por categorias como itens para lavagem de roupas e limpeza da casa. Dentro das gavetas, organize também objetos como panos, esponjas e escovas na vertical para ganhar espaço interno e deixar tudo visível — detalha Nina Braz.

Outra dica da decoradora é aproveitar cada cantinho da lavanderia, o que dá para fazer gastando pouco:

— Utilizar ganchos e prateleiras ajuda a trazer mais espaço para alocar os objetos. Suportes curvos também podem servir para pendurar vassouras. Tem, ainda, produtos dobráveis e retráteis. Uma mesa de passar na parede, atrás da porta, por exemplo, é uma ótima ideia para otimizar o espaço.


Antes, a lavanderia tinha muito espaço ocioso
Antes, a lavanderia tinha muito espaço ocioso Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com um pouco de organização, o espaço é melhor aproveitado
Com um pouco de organização, o espaço é melhor aproveitado Foto: Divulgação

Soluções que já existem em casa

A reorganização e a decoração da lavanderia podem ser feitas de forma criativa, aproveitando-se, inclusive, objetos que já existem na casa. Foi o que fez a arquiteta Fernanda Navegantes durante a pandemia:

— Peguei as garrafas de cerveja que tenho pedido nesta quarentena e dei um novo uso a elas. Numa delas, fiz uma misturinha de metade água e metade álcool 46%, além de uma essência. Com o borrifador, uso essa mistura para desamassar roupas e lençóis, pois acho que passar a ferro é um desperdício de tempo e energia.

Para dar um ar mais aconchegante ao ambiente, a especialista comprou uma pequena samambaia havaiana. Na internet, é possível encontrá-la a partir de R$ 13.

— Tem que escolher plantas específicas para esses ambientes internos, sem muito sol — recomenda.


Outra inovação da arquiteta foi aproveitar duas molduras que tinha em casa e transformá-las em quadrinhos:

— Para o primeiro, eu mesma escrevi a frase (“Laundry - wash, dry and fold”, que significa “lavanderia - lava, seca e dobra”) no Word. Para o segundo, busquei referências de imagens na internet e imprimi também.

Para quem deseja mudanças mais estruturais na lavanderia, ela sugere a compra de máquinas de lavar com abertura frontal:

— Escolha um modelo que tenha altura de até 85 centímetros, para embutir a máquina embaixo do mármore ou granito. Com isso, ganha-se um espaço de área seca, para apoiar o cesto de roupa suja, por exemplo. Outra dica é optar, se possível, por um tanque em aço inox, que permite a instalação de um armário na parte inferior.

FONTE:https://extra.globo.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário