Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 27 de dezembro de 2020

Vai viajar? Saiba como deixar a casa segura

A imagem pode conter: carro, céu e atividades ao ar livre, texto que diz "Policia 190 DRA 88.98 5.200-"

Foto: Arquivo

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI de O Imparcial de Presidente Prudente
Mesmo com as orientações para evitar viagens durante as comemorações do final de ano, muitas famílias pretendem viajar e aproveitar o feriado prolongado em outras cidades. Mas, deixar a residência vazia por um longo período pode facilitar a ação de vândalos e, principalmente, de ladrões. Diante disso, é importante seguir algumas dicas a fim de garantir a segurança do imóvel.
Na região de Presidente Prudente, os índices de criminalidade apresentam constante queda. Dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram que, de janeiro a outubro deste ano, os municípios totalizaram 268 roubos e 4.986 furtos. No mesmo período do ano passado houve 347 roubos e 7.259 furtos; já no ano retrasado foram catalogados 502 roubos e 7.917 furtos.
Apesar dos baixos indicadores, a comunidade deve ficar atenta quanto à segurança. De acordo com a Polícia Militar, o uso de tecnologia é uma “ferramenta positiva” e pode ser uma ótima aliada. Câmeras de monitoramento à distância, por exemplo, permitem ao morador que observe a movimentação no imóvel, o que possibilita o eventual acionamento da polícia caso alguma atitude suspeita seja identificada.
Para quem tem o costume de deixar as luzes acesas enquanto viaja, é preciso observar a dica. Isso porque, conforme a PM, pode ser o indicativo de ausência de moradores. Nesta situação, é interessante pedir para vizinhos de confiança observarem a residência e recolher jornais e revistas. Nas casas de veraneio, a orientação é evitar ficar muito tempo sem necessidade em frente à residência conversando com amigos e vizinhos.
Caso suspeite que o imóvel tenha sido alvo de criminosos, o recomendado é não entrar na residência, mas acionar imediatamente a Polícia Militar pelo telefone de emergência 190 e aguardar a chegada das equipes.
Perigo nas estradas
Ainda conforme a corporação, é importante que os cuidados também sejam tomados nas estradas: manter o veículo revisado para as viagens; evitar parar o automóvel em locais sem iluminação, buscando se possível postos de combustíveis, viaturas ou bases da Polícia Militar; nos locais de temporada, evitar deixar à vista objetos de valor no interior do veículo; nunca deixar a chave sobre o pneu, esta prática de turistas é conhecida pelos criminosos; ao ver uma briga, afaste-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário