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domingo, 13 de dezembro de 2020

Veja 3 tipos de chá para combater a insônia e dormir bem a noite toda

 

A pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos, como isolamento social e a espera por uma vacina eficaz, acabaram agravando e gerando novos casos de insônia e ansiedade em muitos brasileiros, que passaram a dormir mal e notaram redução da produtividade no dia a dia.

Chá de camomila ajuda a combater a insônia (ChamilleWhite/iStock)

Com certeza já recomendaram que você tomasse um chazinho de camomila em um dia estressante.

Além dessa propriedade calmante, estudos científicos mostram que a planta ajuda a induzir o sono e demonstra ação sedativa, reduzindo a atividade do sistema nervoso. Por isso, é um ótimo 'remédio' no combate à insônia.

Ingredientes

  • Um punhado de flores frescas de camomila;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Passo 1: Lave as flores em água corrente e deixe-as secar em papel toalha.

Passo 2: Coloque as flores na água fervente, tampe o recipiente e deixe descansar entre 5 e 10 minutos.

Passo 3: Coe em filtro de pano ou de papel e beba.

Uma boa ideia é incrementar o chá com algumas lasquinhas de gengibre, que é antioxidante. Assim, você vai preparar uma bebida relaxante e detox, para acordar nova(o) no dia seguinte.


Chá de Valeriana

A Valeriana é uma ótima opção natural para combater a insônia e a ansiedade (Luis Echeverri Urrea/iStock)

Este chá é um dos melhores recursos naturais para tratar casos leves e moderados de ansiedade, pois a Valeriana é uma planta que contém muitas propriedades sedativas e calmantes e ajuda a aliviar o estresse.

Ele também pode ser usado como um facilitador do sono, agindo como os remédios Alprazolam ou o Diazepam, mas, para essa função, é preciso tomá-lo até 30 minutos antes de se deitar para dormir.

Ingredientes
  • 10 g de raiz de valeriana;
  • 500 ml de água.
Modo de preparo:

Passo 1: Em uma panela, coloque a água para esquentar.

Passo 2: Quando a água estiver quente, coloque a raiz e deixe ferver por 10 minutos.

Passo 3: Tampe o recipiente e deixe repousar por 5 minutos. Depois é só tomar.

É importante não tomar mais de duas xícaras do chá de valeriana por dia, pois ele pode gerar um efeito contrário, provocando a insônia.

Chá de Passiflora

Apesar de ser um problema sério, nem sempre é necessário o uso de medicamentos para recuperar a qualidade do sono.

Saiba que os chás são uma opção natural, saudável e barata para combater a insônia causada pelo excesso de estresse ou pelo consumo de substâncias como a cafeína e a nicotina.

A maior parte dos chás que auxiliam na melhora do sono atuam no sistema nervoso central. Por isso, a recomendação de especialistas é de que ele seja ingerido entre 1 e 2 horas antes do horário em que se pretende dormir, para que dê tempo de as substâncias relaxarem o corpo.

Mas nem todos os chás geram essa reação. Aliás, é preciso escolher bem as ervas e flores que você pretende usar, pois algumas podem gerar o efeito reverso e te fazer passar a noite em claro, o que não queremos.

Para não ter dúvidas, veja abaixo 3 chás que vão te ajudar a ter aquele sono tranquilo e acordar renovada(o).

Chás para combater a insônia

Chá de Camomila

Chá de passiflora para relaxar e ter uma noite de sono profundo (Guadalupe Rojas/iStock)

Também conhecida como a flor do maracujá, a passiflora vem se mostrando uma planta com ótimas propriedades que promovem o relaxamento do sistema nervoso.

Ela é recomendada para o tratamento de estresse e ansiedade, mas também é uma grande aliada contra a insônia.

Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de folhas secas ou 2 colheres de folhas frescas;
  • 250 ml de água fervente.
Modo de preparo:

Passo 1: Coloque a água para ferver em uma panela e deixe um recipiente preparado com as folhas.

Passo 2: Despeje a água quente sobre as folhas e deixe repousar entre 5 e 10 minutos.

Passo 3: Coe com o auxílio de um filtro de papel e reserve para tomar entre 30 minutos e uma hora antes de se deitar para dormir.

Como os chás mencionados são voltados para o tratamento de insônia, é importante consultar um médico para saber se eles não podem interferir na ação de algum medicamento.

Grávidas e pais de crianças que querem utilizar chá para insônia também devem conversar com um especialista antes de iniciar o tratamento.

Paula Vieira - Revista Seleções


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