Fantasia inflável de árvore de Natal pode ter provocado surto de Covid em hospital
Uma funcionária que trabalhava no turno de Natal no Kaiser Permanente San Jose Medical Center, em San Jose (Califórnia, EUA), morreu na noite de domingo (3/1) após adoecer com Covid-19, que pode ter sido contraída de forma incomum. A trabalhadora estava num grupo de pelo menos 44 funcionários do centro médico que testaram positivo para o coronavírus nos últimos dias, em um surto possivelmente relacionado a um funcionário que usava uma fantasia inflável de árvore de Natal para levantar o ânimo dos trabalhadores do local, relatou reportagem do "LA Times" nesta segunda-feira (4/1).
O membro da equipe que apareceu brevemente no setor de emergência no dia de Natal usava um traje com tema natalino movido a ar, de acordo com um executivo do hospital, citado pela emissora KNTV, afiliada da rede NBC que primeiro relatou o surto.
As roupas infláveis são normalmente movidas a bateria e usam um ventilador para mantê-las infladas. Mas esse tipo de ventilador também pode fazer com que as partículas de vírus viajem muito mais longe em uma sala.
A KNTV informou que a pessoa que morreu era uma mulher que trabalhava como atendente no pronto-socorro.
Em um comunicado no sábado (2/1), Irene Chavez, vice-presidente sênior do Kaiser Permanente San Jose Medical Center, disse que especialistas estão investigando se o traje contribuiu para o surto.
"Qualquer exposição, se ocorreu, terá sido completamente inocente e acidental, já que o indivíduo (vestindo a fantasia) não apresentava sintomas de Covid e apenas procurava levantar o ânimo das pessoas ao seu redor durante um período muito estressante", declarou ela.
Não se sabe se a pessoa que usava a fantasia testou positivo para coronavírus nos dias seguintes. Fantasias infláveis estão proibidas no hospital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário