Páginas

Pesquisar este blog

13/01/21

Pesquisa publica ranking com melhores máscaras contra covid-19

 

© Kauê Vieira

máscara é nossa principal arma contra a Covid-19 e o instrumento mais eficaz e acessível para controlar a disseminação da pandemia do novo coronavírus. Assim, de forma quase súbita um artefato que antes era exclusivo dos profissionais de saúde ou da cultura de alguns poucos países se tornou algo onipresente em nossas vidas – ou, ao menos, assim deveria ser. Com isso, diversos modelos passaram a ser oferecidos e utilizados nesse mercado – e naturalmente cada tipo de máscara funciona de forma diferente. Trata-se, no entanto, de funcionamento literalmente vital – e por isso a importância do estudo que apontou, no ano passado, quais as máscaras realmente eficazes contra a contaminação  – e quais simplesmente não funcionam.

A campeão já era esperada: é sabido que o modelo N95 de máscara, utilizado pelos profissionais de saúde, é a mais segura contra o contágio – e da mesma forma a segunda colocada: a máscara cirúrgica de três camadas foi compreendida como a vice-campeão. O estudo foi realizado pela Universidade de Duke, nos EUA, e utilizou método singular: vestindo cada uma das 14 máscaras testadas, cientistas falaram a frase “Fique saudável, pessoal” dentro de uma caixa preta, na direção de um laser, que media os perdigotos e fragmentos que superavam a máscara quando a frase era dita.

Segundo Dr. Martin Fischer, que liderou o experimento, a ideia era estabelecer um método que pudesse ser reproduzido – além de mostrar uma grande variedade de modelos que podem nos proteger na pandemia da contaminação pela Covid-19. Curiosamente, a última colocada da lista – uma gola de pescoço, como uma polaina, usada como máscara – revelou-se pior do que não usar máscara alguma. Logo, salvo as últimas colocadas da lista, é fundamental seguir usando máscaras – e o guia abaixo mostra perfeitamente quais as melhores para nossa proteção.

1. N95

© fotos: Duke University/divulgação2. Máscara cirúrgica descartável de três camadas

© fotos: Duke University/divulgação3. Máscara de polipropileno e algodão (feita de polipropileno entre duas camadas de algodão)

© fotos: Duke University/divulgação4. Máscara de polipropileno de amarrar com duas camadas

© fotos: Duke University/divulgação5. Máscara de algodão com duas camadas de amarrar

© fotos: Duke University/divulgação6. Máscara com duas camadas de algodão

© fotos: Duke University/divulgação7. N95 com válvula

© fotos: Duke University/divulgação8. Máscara de algodão costurada a mão

© fotos: Duke University/divulgação9. Máscara de algodão plissado de camada única da marca Hudson’s Hill

© fotos: Duke University/divulgação10. Máscara de algodão plissado de camada única

© fotos: Duke University/divulgação11. Máscara de algodão plissado de camada dupla

© fotos: Duke University/divulgação12. Máscara costurada com tecido de camiseta

© fotos: Duke University/divulgação13. Bandana dobrada usada como máscara

© fotos: Duke University/divulgação14. Gola de pescoço estilo polaina usada como máscara

© fotos: Duke University/divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário