Páginas

Pesquisar este blog

09/02/21

Chip é capaz de detectar sinais de estresse através do suor


Crédito: Reprodução/Pexels
(Crédito: Reprodução/Pexels)

Nem sempre é simples para profissionais de saúde diagnosticar uma pessoa que sofre com Síndrome de Burnout ou depressão. Os sintomas são comuns a muitas outras doenças, e pode ser complicado chegar ao quadro correto e definir um tratamento preciso.

Agora, pesquisadores desenvolveram um chip que pode ser colocado diretamente na pele do paciente e medir continuamente a concentração de cortisol, o principal biomarcador de estresse, no suor do paciente.

“Se o corpo produz cortisol em excesso ou não produz cortisol suficiente, isso pode prejudicar seriamente a saúde de um indivíduo, podendo levar à obesidade, doenças cardiovasculares, depressão ou esgotamento”, afirmou disse um dos pesquisadores Adrian Ionescu, chefe do Laboratório da Ecole polytechnique federale de Lausanne (EPFL), na Suíça.

Exames de sangue podem ser usados ​​para fazer medições instantâneas dos níveis de cortisol dos pacientes. No entanto, quantidades detectáveis ​​de cortisol também podem ser encontradas na saliva, na urina e no suor.

A equipe de Ionescu decidiu focar no suor como fluido de detecção e desenvolveu um chip inteligente. O dispositivo contém um transistor e um eletrodo feito de grafeno que, devido às suas propriedades exclusivas, oferece alta sensibilidade e limites de detecção muito baixos. O dispositivo então detecta a carga e, consequentemente, é capaz de medir a concentração de cortisol no suor do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário