Páginas

Pesquisar este blog

02/02/21

Covid-19: estudo diz que vírus pode reduzir fertilidade masculina


Crédito: Pixabay
 (Crédito: Pixabay)

Os homens que contraíram a Covid-19 podem ter sua fertilidade reduzida, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira (29) pela a revista científica Reproduction.

O estudo indica que a infecção por Covid-19 pode causar aumento da morte, inflamação e estresse oxidativo dos espermatozoides.

O estudante de doutorado e líder da pesquisa Behzad Hajizadeh Maleki, juntamente com sua equipe da universidade alemã de Justus-Liebig, investigaram o efeito da infecção por Covid-19 na fertilidade masculina.

A análise foi realizada em intervalos de 10 dias para um tempo de acompanhamento de 60 dias, em 84 homens com Covid-19 e 105 saudáveis ​​de mesma idade.

Em homens com Covid-19, os marcadores de inflamação e estresse oxidativo nas células espermáticas aumentaram significativamente em mais de 100% em comparação com controles saudáveis ​​da mesma idade.

Além disso, para os homens que contraíram a Covid-19, a concentração de espermatozoides foi reduzida em 516%, a mobilidade em 209% e a forma da célula do esperma foi alterada em 400%.

Behzad Hajizadeh Maleki explica que “os resultados deste estudo sugerem também que o sistema reprodutor masculino deve ser considerado uma via vulnerável de infecção pela Covid-19 e deve ser declarado um órgão de alto risco pela Organização Mundial de Saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário