Páginas

Pesquisar este blog

15/02/21

Febre: a partir de qual temperatura é preciso se preocupar?

 


iStock

Um dos principais sintomas da covid-19, a febre pode ser definida como uma temperatura elevada do corpo humano substancialmente além da faixa normal. A temperatura corporal normal oscila diariamente de cerca de um grau abaixo de 37 ºC graus Celsius a um grau acima desse número. 

A temperatura corporal também pode sofrer variações a depender de onde ela é medida no corpo humano. A temperatura retal (interna) tende normalmente a ser superior à temperatura da pele (superfície). As temperaturas oral e axilar podem se aproximar da temperatura corporal real e são mais convenientes de medir.

A presença de febre geralmente está relacionada ao estímulo da resposta imunológica do corpo, como uma tentativa do sistema imunológico de combater sobre os agentes infecciosos, principalmente vírus e bactérias.  

Estar febril torna o corpo menos favorável como hospedeiro para a replicação de vírus e bactérias, que são sensíveis à temperatura. No entanto, agentes infecciosos não são as únicas causas da febre. Abuso de anfetaminas e abstinência de álcool podem provocar altas temperaturas, por exemplo. Febres ambientais - como aquelas associadas à insolação e doenças relacionadas - também são comuns.

O hipotálamo, que fica na base do cérebro, atua como o termostato do corpo. É desencadeada por substâncias bioquímicas flutuantes chamadas pirogênios, que fluem de locais onde o sistema imunológico identificou problemas potenciais para o hipotálamo através da corrente sanguínea. Alguns pirogênios são produzidos pelo tecido corporal; muitos patógenos também produzem pirógenos.

Quando o hipotálamo os detecta, ele diz ao corpo para gerar e reter mais calor, produzindo assim febre. As crianças costumam ter febres altas e rápidas, refletindo os efeitos dos pirogênios sobre um sistema imunológico inexperiente.

Como saber se estou com febre?

Considera-se que uma pessoa tem febre quando a temperatura axilar está acima de 37,8ºC. É possível dividir a febre em três estágios diferentes: estado febril, febre e febre alta.

O estado febril vai de 37,3℃ a 37,8℃, a febre, acima de 37,8℃ e febre alta, a partir de 39℃. É recomendado que, caso a febre seja alta, um hospital seja procurado.

Como abaixar a febre?

A forma mais comum de baixar a febre é através de métodos caseiros. Caso você deseje utilizar remédios, é necessário que sejam tomados antitérmicos como a dipirona e o paracetamol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário