Páginas

Pesquisar este blog

23/02/21

Insônia? Confira essas 8 dicas para dormir melhor


Insônia, apneia e bruxismo: Saiba como combater distúrbios do sono 



A insônia é o distúrbio mais comum entre todos os transtornos do sono. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.

Alguns sintomas da insônia são a demora para adormecer, dificuldade em manter-se dormindo, não se sentir descansado depois de dormir, ter sonolência excessiva durante o dia, dificuldade de manter atenção, concentração e memória, alterabilidade do humor e redução da motivação.

Portanto, esse problema traz diversas consequências negativas para a qualidade de vida. A Jetss separou oito dicas para que a sua qualidade de vida não decaia e você possa dormir melhor. Confira:

1)  Não faça atividades física à noite 

A prática de atividade física é essencial para a boa saúde e ajuda a dormir melhor, mas pode causar agitação. Por isso, procure se exercitar durante o dia.

2) Evite dormir muito durante o dia

Cochilos, quando possíveis, podem ajudar na disposição, mas evite ultrapassar os 30 minutos de sono.

3) Adote horários para dormir 

Procure deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana.

4) Evite bebidas com cafeína à noite

Café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético contêm substâncias estimulantes, como a cafeína. Por isso devem ser evitados até cinco horas antes de dormir.

5) Coma alimentos leves no jantar

Alimentos pesados e ricos em proteína, quando consumidos em excesso à noite, podem atrapalhar o sono. Procure se alimentar de frutas, legumes e carboidratos leves.

6) Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Apesar de o primeiro efeito do álcool ser sedativo, depois de um tempo ele pode provocar agitação.

7) Diminuia a exposição à luz durante à noite

Ao escurecer, começamos a produzir melatonina — hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para dormir. Lâmpadas fortes, telas de computador, tablets e celulares podem atrapalhar a produção de melatonina, por isso devem ser evitadas durante à noite.

8) Crie um local aconchegante para dormir

Barulhos da rua, ronco do parceiro(a), movimentações de animais domésticos, iluminação da TV ou do celular, todos esses fatores prejudicam na hora de pegar no sono. Regule todas as luzes emitidas e sons para o mínimo possível.

Não deixe de curtir nossa página  no Facebook  e também no Instagram para mais notícias do JETSS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário