Páginas

Pesquisar este blog

07/02/21

 

Irmãos acham enorme osso de até 125 mil anos que pode ter pertencido a mamute

Por: Fernando Moreira 
Luke Ferguson mostra osso gigantesco achado em praia britânica
Luke Ferguson mostra osso gigantesco achado em praia britânica Foto: Reprodução/Facebook(Luke Ferguson)
Foto: Reprodução/Facebook(Luke Ferguson)

Um enorme osso pré-histórico encontrado recentemente em uma praia britânica pode ter pertencido ao maior elefante que já existiu na Terra.

Os irmãos Luke e Joe Ferguson descobriram o fóssil gigantesco, pesando 30 quilos, que se acredita ter vindo de um antigo elefante de presas retas ou de um mamute peludo, segundo Martin Munt, curador e diretor geral do Museu do Dinossauro, em Sandown, Ilha de Wight, onde o osso foi achado.

O especialista em fósseis disse que a descoberta extraordinária pode ter até 125 mil anos.

Luke Ferguson mostra osso gigantesco achado em praia britânica Foto: Reprodução/Facebook(Luke Ferguson)

A dupla, que coleciona fósseis desde a infância, percebeu que o fóssil se projetava de um cascalho "como um osso de galinha gigante" após uma recente queda de parte de um penhasco na costa sudoeste da ilha, perto da Baía de Brighstone.

"Era como qualquer dia normal. Geralmente íamos às praias da costa sul para encontrar fósseis de dinossauros. Fazemos isso desde que éramos crianças. É honestamente o achado de uma vida inteira. Não pode ficar melhor do que isso", celebrou Joe, de 28 anos, de acordo com o "Sun".

Joe Ferguson e o osso de 30 quilos
Joe Ferguson e o osso de 30 quilos Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

Os irmãos terão que esperar até o fim do lockdown por causa da Covid-19 para que a origem do osso seja estabelecida.

O mamute é um animal extinto que pertenceu ao gênero Mammuthus e à família Elephantidae incluída nos proboscídeos. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir 5 metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelos. Esses animais se extinguiram há apenas 5.600 anos e foram muito comuns no Paleolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.Já o elefante de presas retas é uma outra espécie extinta de elefante que habitou a Europa e a Ásia Ocidental durante o Pleistoceno Médio e Tardio. Atingiam entre 4 e 4,2 metros de altura e tinha um peso estimado de 11,3 a 15 toneladas.

fonte:extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário