Páginas

Pesquisar este blog

07/02/21

 

Mitos e verdades da Depilação a Laser: é definitiva? Dói? Confira!




Shutterstock

O que é mito e verdade sobre depilação a laser? A remoção através desta técnica promete diminuir consideravelmente a quantidade de pelos na região. Sendo assim, o Purepeople conversou com a biomédica da clínica GiOlaser, doutora Camila Oliveira, para saber mais detalhes do procedimento. Confira!

DEPILAÇÃO A LASER É DEFINITIVA?

A depilação a laser diminui drasticamente a quantidade de pelos, porém é um mito achar que é definitiva. Na verdade, será necessário fazer alguns retoques a cada 6 meses, dependendo do caso, para evitar que os pelos voltem. Isto porque novos folículos podem nascer e alguns pelinhos escondidos voltarem a nascer.


O LASER DÓI MAIS DO QUE A DEPILAÇÃO COM CERA?

A sensação do laser na pele, normalmente, é ardência, leves picadinhas e calor. O desconforto varia bastante para cada pessoa, por isso não tem como precisar uma intensidade. Caso sinta muito incômodo, converse com o seu profissional sobre o uso de pomadas anestésicas. Lembre-se que fatores externos como sensibilidade do local, nível de estresse e período menstrual também podem impactar.

PELE MORENA E NEGRA NÃO PODE FAZER DEPILAÇÃO A LASER?

O laser neutraliza os pelos pretinhos, por isso que pessoas com loiras e ruivas precisam de mais sessões para conseguir o efeito desta depilação. Devido a este conceito, pacientes de pele morena e negra tem receio em utilizar a técnica. Mas fica tranquila que isso é mito, ok?

"O laser, de fato, é atraído pela melanina e pode manchar a pele de quem possui mais concentração do pigmento. Porém há alguns aparelhos específicos para estes pacientes", indica a biomédica. Converse com um profissional especializado e busque sobre laser usado antes de aderir!

NÃO PODE USAR O LASER EM REGIÃO COM TATUAGEM?

O laser é guiado pelo pigmento, por isso pode manchar a área tatuada e provocar queimaduras. Por isso, é verdade que locais com tatuagem não podem ser depilados a laser. "A dica é fazer usar esta técnica antes ou contornar a região desenhada", aponta a profissional.

DEPILAÇÃO COM CERA ENTRE AS SESSÕES ATRAPALHA O RESULTADO?

Deve-se esperar cerca de 45 dias entre as sessões do laser e, nesse período, é normal crescer alguns pelinhos. Porém, evite se depilar com cera ou qualquer técnica que arranque o pelo na região tratada. A verdade é que tirar pela raiz prejudica a remoção total. Prefira aparelhos como lâminas, tesouras ou cremes, mas, antes de usar, não esqueça de consultar um profissional!

PODE SEGUIR UMA ROTINA DE BELEZA NORMAL APÓS A DEPILAÇÃO?

É um mito acreditar que pode seguir uma rotina normal de skincare após a depilação a laser. Alguns cuidados são necessários antes e após o procedimento. "Evite produtos com ácido glicólico ou retinóico, por exemplo, já que aumentam a renovação celular", ensina Camila Oliveira. Tome cuidado com itens que agridam muito a pele e converse com o dermatologista.

NÃO PODE FAZER DEPILAÇÃO A LASER NO VERÃO?

O cuidado com o sol deve ser redobrado após a depilação a laser, porém é mito que o tratamento não pode ser realizado no verão. A solução é caprichar no protetor solar 30 ou mais e reaplicar ao longo do dia, principalmente em locais expostos como no buço. Vale destacar que a atenção é a mesma no inverno, ok?

FAZER DEPILAÇÃO A LASER JUNTO COM PEELING PODE IRRITAR A PELE?

O peeling químico deixa a pele mais sensível, por isso é necessário esperar a superfície se recuperar antes de fazer a depilação a laser. A verdade é que a combinação das técnicas aumenta o risco de lesões e manchas.

QUEM TÊM POUCO PELO PODE FAZER APENAS 1 SESSÃO DE DEPILAÇÃO?

É um mito acreditar que uma única sessão de depilação a laser removerá todo o pelo. "Mesmo que você tenha pouco, este material é destruído durante a fase de crescimento, que ocorre a cada 30 dias", destaca. Por isso, em média, serão necessárias 6 a 8 sessões para cada região, variando entre tom da pele, cor e espessura.

DEPILAÇÃO A LASER AJUDA NO TRATAMENTO CONTRA FOLICULITE?

É verdade que a depilação a laser pode melhorar alguns incômodos específicos na pele. A foliculite, por exemplo, diminui bastante já que há uma redução drástica na quantidade de pelo no corpo.


ESTÁ LIBERADO FAZER DEPILAÇÃO A LASER NA GRAVIDEZ?

Mulheres grávidas só podem fazer depilação a laser com autorização médica. Mesmo que o obstetra aprove, áreas como virilha e barriga não são aconselhadas já que aumenta o risco de hiperpigmentação da pele nessas regiões por causa dos hormônios. Ou seja, é possível a formação de manchas escuras (saiba como prevenir aqui!).

(Por Ana Clara Xavier)

fonte:www.purepeople.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário