Páginas

Pesquisar este blog

17/03/21

Açaí: bom para saúde mental e ótimo ao sistema imunológico

saiba tudo sobre açaí, fruta originaria do Norte

De acordo com levantamento realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), são consumidos por ano, no Brasil, mais de 800 toneladas de açaí, onde São Paulo e Rio de Janeiro somam 350 dessa quantidade. A popularidade da fruta, que extrapola os limites nacionais e já é sucesso em países da Europa e nos Estados Unidos, deve-se não apenas ao sabor, mas também às propriedades funcionais e benéficas ao organismo.

Classificado como um superalimento, o açaí é rico em vitaminas C e E, ômega-9 e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no bom funcionamento do coração e do cérebro. Por isso, para quem busca manter uma dieta saudável, o açaí é uma ótima opção de refeição rápida, e ainda pode ser turbinado com outros alimentos, como frutas, que também oferecem benefícios à saúde.

Com a ajuda do Açaí da Barra, separamos as ações positivas da fruta no organismo.

1 – Fortalece o sistema imunológico

Contribui para a parte defensiva do organismo. Em 2020, por conta da pandemia do novo Coronavírus, alimentos que ajudassem a fortalecer o sistema imunológico viraram tendência entre os consumidores, apontam alguns estudos do setor alimentício. Própolis, mel, cúrcuma e o próprio açaí, tiveram um aumento considerável em sua procura.

As vitaminas C e E, o ômega-9 e as anticitocinas, têm ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para o aumento das células de defesa do corpo, essenciais no combate a várias doenças, como a Covid-19, processos inflamatórios e de cicatrização.

2 – Fonte de energia

Além destas muitas vitaminas e minerais, o açaí é rico em carboidratos e proteínas, componentes essenciais para a produção de energia pelo organismo. Por serem elementos de rápida digestão, não deixam aquela sensação pesada no estômago e garantem uma rápida injeção de ânimo e disposição.

3 – Melhora a saúde do coração

Esses elementos também contribuem para o tratamento e prevenção de algumas doenças cardiovasculares, como o colesterol LDL, ou ruim, e a aterosclerose – acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Além disso, ele ajuda a evitar a formação de coágulos e promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e a pressão arterial.

4 – Combate o envelhecimento

A ação dos antioxidantes e da vitamina E, presentes no açaí, ajudam também a prevenir o envelhecimento precoce, pois agem diretamente na defesa das células do corpo contra a ação prejudicial dos radicais livres. Para os cabelos e pele, por exemplo, a fruta retarda o aparecimento de fios brancos, rugas e marcas de expressão. Já para o sistema neurológico, essa função se faz presente ao prevenir doenças como Alzheimer.

5 – Ajuda a melhorar a saúde mental

Por fim, ainda falando sobre a ação dos componentes do açaí no sistema neurológico, esse alimento é extremamente benéfico para a saúde mental. Os polifenóis, micronutrientes que são potências à base de plantas, ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, atenuam processos inflamatórios ajudando também a melhorar a memória e a aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário