Páginas

Pesquisar este blog

24/03/21

 

Arrotar muito pode indicar algum problema de saúde?

Se você costuma arrotar muito ou se seus arrotos vêm com outros sintomas estranhos, pode ser um sinal de que algo está errado com o seu corpo


Crédito: Pixabay

Desculpe antecipadamente por esta bomba de verdade, mas: arrotos são, basicamente, peidos que saem da sua boca. Ok, eles são mais fofos e normalmente não cheiram mal. Mas, no final do dia, tudo é apenas ar sendo liberado de seu estômago. Isso geralmente é uma coisa boa, uma vez que significa que seu sistema digestivo está fazendo o seu trabalho.

Mas se você costuma arrotar muito, ou se seus arrotos vêm com outros sintomas estranhos, pode ser um sinal de que algo está errado com o seu corpo.

Diga-me: o quanto de arroto é considerado “excessivo”?

“Se você está chegando ao ponto de ser incômodo e isso acontece três ou mais dias por semana, é quando hora de conversar com um médico”, diz Rabia De Latour, gastroenterologista e endoscopista avançado da NYU School of Medicine (EUA).

A primeira coisa que o seu médico fará é perguntar sobre quaisquer hábitos diários que possa estar contribuindo para o problema.

“Aerofasia, ou engolir ar, é de longe a causa mais comum de mega-arrotos”, diz a profissional. É tão comum, na verdade, que você nem percebe que está fazendo. Todo aquele ar engolido fica preso em seu esôfago e estômago e tem que sair de alguma forma.

Mas calma. A aeropasia não significa que você está doente. Ela é uma condição que pode ser resolvida mudando seus comportamentos (como cortar o refrigerante ou mastigar com a boca fechada). “Arrotar, por si só, quase nunca é um sinal de doença”, diz Julia Kavanagh, médica no UCHealth (EUA). “Mas há momentos em que os arrotos recorrentes podem significar um problema mais sério – especialmente quando está acontecendo em conjunto com outros sintomas”, completa ela.

Sintomas para você ficar atenta se arrotar muito

1. Você começa a vomitar de repente

“Se seus arrotos chegarem rapidamente do nada, e forem acompanhados de náusea e muito vômito, isso pode sinalizar uma condição potencialmente fatal”, diz De Latour.

“Se seu estômago está distendido e dolorido, pode significar que você tem um bloqueio ou obstrução intestinal”, explica ela. “Nesse caso, você precisa ir para a sala de emergência imediatamente”, acrescenta. “Também pode ser um sinal da gastroenterite, uma infecção ou até um câncer”, diz De Latour.

2. Você se sente super inchada

Um estômago inchado pode acontecer ao engolir muito ar, mas se você estiver extremamente inchada e dolorida, pode ser outro sintoma de uma obstrução. “Se os métodos normais não aliviam ou se você começar a vomitar, vá ao médico imediatamente”, diz De Latour.

“O inchaço nem sempre é grave – também pode acontecer com a síndrome do intestino irritável e a intolerância à lactose, duas outras condições que causam arrotos”, acrescenta ela.

3. Você sente uma dor muito forte nas costelas

“Hérnias de hiato – uma condição em que o estômago se projeta no esôfago – podem causar arrotos recorrentes”, diz Kavanagh. Por si só, uma hérnia hiatal não é uma emergência, mas pode ser muito desconfortável.

Há também o risco de que a hérnia se torne “estrangulada” – quando ela corta o suprimento de sangue para o resto do abdômen, segundo a Harvard Health Publishing. Uma hérnia hiatal estrangulada requer cirurgia de emergência e pode ser fatal se não for tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário