Páginas

Pesquisar este blog

16/03/21

 

Estátua da Virgem Maria é restaurada, mas dono prefere a versão antiga, com retoques desastrados

Por: Fernando Moreira 
Reforma da imagem da Virgem Maria em santuário na Polônia (versão antiga, à esquerda)
Reforma da imagem da Virgem Maria em santuário na Polônia (versão antiga, à esquerda) Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

A figura da Virgem Maria se encontra em um santuário em terreno particular à beira de uma estrada na aldeia de Miejsce, na província de Małopolska, desde o início do século 20, relata a "Gazeta Krakowska". Com o passar dos anos, a estátua foi desgastada pelo frio e pela chuva.

O proprietário do terreno, a quem o jornal chama de Stanisław, contratou restauradores profissionais para recuperarem a imagem, que já havia recebido algumas camadas de tinta durante décadas, em restauração desastrada que tinha deixado a escultura com um visual esquisito. Até o cabelo havia sido pintado de preto.

Depois de retirar as camadas de tinta, os especialistas descobriram que era necessária a reconstrução do rosto de Maria, bem como restaurar a coroa de flores em sua cabeça e as cores originais. O processo foi concluído recentemente, mas Stanisław não gostou dos efeitos do "lifting". Ele considerou Maria "irreconhecível".

A restauração foi feita por profissionais de Belas Artes da Polônia
A restauração foi feita por profissionais de Belas Artes da Polônia Foto: Reprodução/Facebook

A escultura antges (à esquerda) e depois da restauração profissional
A escultura antges (à esquerda) e depois da restauração profissional Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

"Em termos de cores e aparência, não se parece com a figura que tínhamos. Não se parece com a Mãe de Deus de antes da renovação", disse ele, bastante contrariado.

Moradores mais antigos da região, entretanto, disseram que o trabalho dos restauradores devolveu à escultura a sua aparência original. Mas Stanisław preferia a segunda versão, com os retoques amadores.

"Se os responsáveis ​​pela restauração da figura quisessem fazer alterações, eles poderiam ter informado o proprietário. Não sei o que os graduados da Academia de Belas Artes estavam pensando para profanar a beleza que meus bisavós criaram", acrescentou.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário