Páginas

Pesquisar este blog

10/03/21

Máscaras não protegem com chuva e devem ser trocadas quando estão molhadas, advertem especialistas

 


Pixabay

Uma máscara úmida é menos eficaz uma vez que a água condiciona o fluxo de ar e limita a quantidade de filtragem das partículas virais, advertiram especialistas. Portanto, as orientações à seguir aplicam-se às máscaras que ficam úmidas devido à respiração ou molhadas por causa da chuva.

Karol Sikora, médica e antiga funcionária da Organização Mundial de Saúde (OMS), apelou às pessoas para trocarem de máscara sempre que ficarem úmidas, porque “a umidade torna as máscaras porosas”. Neste sentido, “todos os tipos de máscaras são essencialmente vulneráveis em tempo úmido”.

“O público em geral carece de conhecimento e orientações sobre esta questão. As autoridades deveriam dar conselhos claros, particularmente tendo em conta o atual período de chuva forte que existe”, defendeu.

O epidemiologista britânico Tim Spector, que conduz a aplicação ‘Covid-19 Symptom Study’, alertou que os cidadãos não estão conscientes dos riscos envolvidos com uma máscara facial úmida e que, por isso, seria “útil se o Governo emitisse um conselho claro ao público”.

A OMS já apelou que todas as máscaras devem ser trocadas sempre que estiverem “molhadas ou visivelmente sujas”. Assim, para proteger contra o novo coronavírus, uma máscara molhada não deve ser usada durante um período de tempo prolongado.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS


Nenhum comentário:

Postar um comentário