Páginas

Pesquisar este blog

17/03/21

 

Mito ou verdade: óleo de coco ajuda o cabelo crescer?

Ele costuma estar na lista de produtos queridinhos para o cuidado dos fios. Mas será que o óleo de coco ajuda o cabelo a crescer? Vem descobrir!


Crédito: Pexels







Quando queremos fios mais longos, qualquer ajuda (desde que seja saudável) é bem vinda, não é mesmo? Agora, a nova aposta é de que o óleo de coco ajuda o cabelo crescer. Mas será que isso é um mito ou verdade? Para te ajudar, a WH foi atrás dessa resposta!

De acordo com Gary Goldenberg, professor clínico assistente de dermatologia da Icahn School of Medicine at Mount Sinai Hospital (EUA), não existem evidências de que o óleo de coco (ou qualquer outro óleo) realmente promove o crescimento dos fios.

“Sim, o óleo de coco tem propriedades hidratantes e antimicrobianas (bactérias e fungos) que o tornam benéfico para a pele e o cabelo. Contudo, nenhuma delas se traduz diretamente em fazer o cabelo crescer mais rápido”, diz Joshua Zeichner, dermatologista e diretor de pesquisa cosmética no Mount Sinai Medical Center.

Há algum benefício em usar o óleo de coco no cabelo?

“Na verdade sim. O óleo de coco é rico em ácidos graxos, o que o torna um ótimo condicionador natural, além de ajudar a reduzir os níveis de levedura no couro cabeludo, como a caspa, por exemplo”, explica Zeichner. “O produto também possui propriedades anti-inflamatórias e ácido láurico, que ajuda a fortalecer e hidratar os fios”, acrescenta Goldenberg.

Todas essas propriedades ajudam o cabelo a ficar mais forte e menos propenso a danos – o que pode promover um crescimento mais saudável. Mas isso, é claro, não significa que acelere seu crescimento.

Como usar o óleo de coco para cabelo

Se você quiser experimentá-lo, faça um condicionador usando iogurte natural, óleo de coco e mel. Após usar o xampu, aplique a mistura nos fios úmidos e enxágüe completamente após 10 minutos. Isso ajudará a deixar o cabelo macio e suave.

Outra opção é aplicar o óleo de coco e deixá-lo agindo enquanto dorme. Isso promoverá uma hidratação ainda mais intensa.

Mas vale ressaltar que, segundo Goldenberg, algumas pessoas que usam óleo de coco no couro cabeludo podem desenvolver acne ou foliculite, uma vez que o produto pode entupir os poros. “Então, se você já está sujeito a problemas assim, este não é o tratamento de cabelo ideal para você.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário