Páginas

Pesquisar este blog

01/04/21

 

Consórcio ou financiamento? Saiba qual a melhor forma de comprar carro ou imóvel

O consórcio e o financiamento cobram taxas que fazem com que o cliente pague muito mais caro pelo bem do que se comprasse à vista
O consórcio e o financiamento cobram taxas que fazem com que o cliente pague muito mais caro pelo bem do que se comprasse à vista Foto: Arquivo
Isabel Filgueiras, do Valor Investe
 Foto: Arquivo

Consórcio ou financiamento? Em geral, o conselho que você vai ouvir é para você fugir dos dois. Ambos cobram taxas que fazem com que você pague muito mais caro pelo bem do que se comprasse à vista.

"Na matemática financeira, nenhum dos dois é bom. O ideal é guardar o dinheiro e comprar com o dinheiro na mão. O mais indicado é um bom planejamento, ter paciência e reavaliar se você precisa realmente comprar aquilo por financiamento ou consórcio", afirma Claudia Yoshinaga, coordenadora dos centros de estudos em finanças da FGV.

Mas quando é algo de valor alto, bem pouca gente vai ter o dinheiro para pagar tudo à vista e talvez tenha de recorrer a um consórcio ou financiamento. Faz parte. Um exemplo é uma casa que você precisa para moradia. Talvez esperar 20 ou 30 anos para finalmente ter o imóvel e pagá-lo na integralidade faça pouco sentido, visto que você vai usufruir menos dele.

Se é para pagar aos poucos e arcar com taxas, o que considerar antes de decidir por um consórcio ou um financiamento? Especialistas apontam os pros e contras de cada um deles.

Uma das principais diferenças entre os dois é que, com o consórcio, você pode demorar mais para ter o bem. Já o financiamento é uma dívida que garante acesso praticamente imediato ao que você comprou, seja carro, seja casa.

fonte;https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário