Páginas

Pesquisar este blog

25/04/21

 

CASA BONITA, ORGANIZADA E FUNCIONAL? CONFIRA COMO USAR A DECORAÇÃO A SEU FAVOR NA HORA DE ESCONDER A BAGUNÇA

Para o quarto dos irmãos Nico e Noah, Nayara projetou uma estante baixa, com nichos e cestos organizadores.
Para o quarto dos irmãos Nico e Noah, Nayara projetou uma estante baixa, com nichos e cestos organizadores. Foto: Foto: Josi Di Domenico / Projeto: Nayara Macedo
Bernardo Yoneshigue/ Foto: Josi Di Domenico / Projeto: Nayara Macedo

O momento de arrumar os cômodos da casa pode ser um grande desafio para quem tem criança em casa, um pet ou simplesmente para quem nunca foi fã número um da organização. Para evitar estresse, uma boa dica é pensar em formas práticas de esconder a bagunça, e a decoração pode ser uma grande aliada nesta hora. Por isso, o EXTRA foi atrás de especialistas que explicaram como você pode pensar a sua casa com diversos cantinhos para guardar o que costuma sair do lugar.

A arquiteta Nayara Macedo teve isso em mente quando projetou o quarto dos irmãos Nico e Noah, um com três anos e o outro prestes a nascer. Sabendo que aquela era a receita para um ambiente muito bagunçado, Nayara projetou uma estante baixa, com nichos e cestos organizadores, de forma que os brinquedos sejam guardados com facilidade.

— As camas, com grandes gavetas na parte inferior, também ajudam no armazenamento de objetos, além de otimizar a ocupação do espaço — acrescenta Nayara.

Projeto de Nayara Macedo, as gavetas na parte inferior da cama ajudam a otimizar o espaço e esconder os brinquedos.
Projeto de Nayara Macedo, as gavetas na parte inferior da cama ajudam a otimizar o espaço e esconder os brinquedos. Foto: Foto: Josi Di Domenico / Projeto: Nayara Macedo

Foto: Josi Di Domenico / Projeto: Nayara Macedo

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, facilitar o acesso aos locais reservados para guardar o que tende a ficar espalhado é uma ótima ideia para controlar a bagunça:

— Ter um armário ou baú que você abra e guarde coisas de uma forma simples é bom para rapidamente deixar a casa organizada.

Baús são uma boa e prática opção para ter onde guardar os objetos com facilidade, dizem os especialistas.
Baús são uma boa e prática opção para ter onde guardar os objetos com facilidade, dizem os especialistas. Foto: Foto: Carlos Piratininga / Projeto: Cristiane Schiavoni

Foto: Josi Di Domenico / Projeto: Nayara Macedo

Se a grana estiver curta para fazer um armário embutido, uma outra dica que Cristiane dá é colocar caixas nas prateleiras, que podem ser de plástico, tecido ou papelão. Além de decorarem o ambiente, elas escondem os objetos que precisam ser guardados e ajudam a organizá-los por categorias.

Já Flávia Nobre, do Meet Arquitetura, sugere alguns itens que você pode adquirir para dar aquela arrumada no dia a dia. Um cesto para colocar no canto da sala ajuda a guardar a manta que normalmente fica jogada no sofá. Já caixas em formatos de livro podem passar despercebidas na mesa de centro, mas ajudam a esconder o controle remoto e os óculos de leitura, por exemplo. São truques que sempre dão certo.

Uma porta de armário camuflada na parede é uma forma criativa de esconder o que não queremos aparente.
Uma porta de armário camuflada na parede é uma forma criativa de esconder o que não queremos aparente. Foto: Foto: Carlos Piratininga / Projeto: Cristiane Schiavoni

Foto: Josi Di Domenico / Projeto: Nayara Macedo

Caixas, cestos e pratos ajudam na ‘maquiagem’

Conceição Leal é profissional de organização e está acostumada a ajudar seus clientes a encontrarem maneiras de disfarçar a bagunça.

Para o EXTRA, ela deu algumas dicas práticas que você pode aplicar ao dia a dia da sua casa para evitar que os objetos desarrumados fiquem aparentes.

Para quem está de home office e não tem escritório em casa, Conceição recomenda comprar uma caixa organizadora, onde caiba seu notebook, e manter todos os itens do trabalho ali dentro. Assim, fica tudo guardado para a hora de trabalhar.

Já para aqueles objetos que ficam normalmente jogados sobre a mesa de cabeceira, como chaves, carregadores, moedas e documentos, a dica da Conceição é colocar tudo dentro de um pratinho de cerâmica, o que ajuda a organizar e ainda decora a sua mesa.

Outro motivo de bagunça podem ser as máscaras, álcool em gel e todos os itens necessários para se prevenir da Covid-19 que costumamos usar. Neste caso, um cestinho destinado somente aos itens de higiene pessoal evita que eles fiquem soltos por aí.

— Um dos princípios da organização é que cada objeto deve ter o seu lugar, a “sua casinha”, para onde tem que voltar depois que for usado — explica Conceição.

fonte:extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário