Páginas

Pesquisar este blog

04/04/21

Três cidades da região se destacam em ranking estadual de vacinação

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas

Foto: Freepik

Levantamento leva em consideração a quantidade de primeiras doses aplicadas e faz uma porcentagem em relação ao número de habitantes
REGIÃO - GABRIEL BUOSI de O Imparcial de Presidente Prudente
O governo do Estado de São Paulo começou a divulgar nesta quinta-feira o percentual de vacinação em cada município de São Paulo em relação à sua população local. A ferramenta digital, desenvolvida em uma parceria entre as secretarias estaduais de Comunicação, Saúde e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), é atualizada mais de uma vez ao dia e, na tarde de quinta, quando teve início a divulgação, classificou os seguintes municípios da região de Presidente Prudente entre os 10 que mais vacinam, em relação à sua população: Flora Rica, em primeiro lugar no Estado; Ribeirão dos Índios, em quinto lugar; e Presidente Bernardes, em 10º lugar no Estado. Presidente Prudente ocupava o lugar de número 135.
A ferramenta está disponível no site do Vacinômetro do governo de São Paulo, no botão “Ranking de Vacinação”. Vale lembrar que, conforme o Estado, o Vacinômetro é alimentado diretamente com as informações do Vacivida, que é a plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado.
As atualizações ocorrem diariamente às 9h, 12h, 15h e 18h. Logo depois da atualização das 12h de quinta, a região foi contemplada com três municípios em destaque. A reportagem tentou contato com as três prefeituras que conseguiram as melhores colocações, e não obteve sucesso apenas com Flora Rica, que ficou com o primeiro lugar com 27,6% da população vacinada, já que foram 394 doses frente aos 1.430 moradores. Em seguida estão Ribeirão dos Índios, com 21,1% da população vacinada, com a aplicação de 470 doses, e Presidente Bernardes em 10º lugar, com 19% dos 13.023 moradores vacinados, com 2.475 doses aplicadas.
"Equipes empenhadas"
O coordenador da Saúde de Ribeirão dos Índios, Alaor Bernar, atribui em especial esse resultado às equipes de saúde, que não medem esforços para garantir, cada vez mais rápido, a vacinação no município. “Temos reuniões constantes com os servidores e eles compraram junto com a Prefeitura essa ideia de que a vacinação é o melhor caminho nesse momento, e possuem papel fundamental nessa luta”. Além disso, mencionou que a população local, quase que 100%, aderiu à ideia da campanha, sendo que o que falta agora é “apenas ter doses para todos”. “A procura aqui é grande e espontânea. Se tivéssemos vacinas para todo mundo, tenho certeza que todos haviam sido imunizados, de tão conscientes que estão”.
Campanha adiantada
Em Presidente Bernardes, conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Thais Situlino, o que tem auxiliado e muito nos bons resultados é o fato de que o município tem conseguido adiantar, sempre que possível, o público a ser vacinado. “Quando todos os idosos da cidade naquela faixa de idade estipulada são vacinados, nós abrimos para mais uma idade. Por exemplo, o Estado começa nesta sexta-feira a vacinação para 68 anos, e já estamos vacinando aqueles com 66 ou mais”.
Além disso, Thais afirma que a procura tem sido muito grande por parte da população, que segue consciente, e diz que o reconhecimento é motivador aos profissionais da saúde. “Não queremos estoques de vacinas parados. Assim que elas chegam, aplicamos todas as doses e continuaremos assim”.
SERVIÇO
Para acompanhar a ferramenta, basta acessar o site: www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário