Páginas

Pesquisar este blog

02/04/21

BLOG RECEITAS NESTLÉ

 

Como economizar gás de cozinha

Você sabe como economizar gás de cozinha? Veja 16 dicas preciosas para fazer o botijão durar mais, além de receitas incríveis no micro-ondas e na airfryer!

Olha o gás, o preço caiu! – É mentira…

Sim, já virou rotina fazer mágica na hora de cozinhar para poupar o bolso. Mas como economizar gás de cozinha? Será que você está sabendo usar o fogão e o forno de um jeito que evita desperdícios? Tem algumas técnicas que ajudam muito a fazer o botijão durar mais, inclusive alternativas para preparar as refeições.   

Calma, não precisa se descabelar! Receitas Nestlé listou 16 dicas para economizar gás de cozinha, além de 12 receitas surpreendentes no micro-ondas e uma foodlist de receitas incríveis na airfryer (ótimos aliados para amenizar o impacto do alto preço do gás). 

Vem economizar com a gente!


dicas para economizar gás de cozinha 

Com o preço do gás nas alturas, sempre vem aquela preocupação com o orçamento. Diante disso, é bom ter dicas na ponta da língua para evitar desperdícios, como por exemplo, usar o tamanho certo da panela e planejar as refeições da semana. São pequenos detalhes que fazem a diferença no dia a dia e que ajudam a reduzir os gastos. Confira 16 dicas para economizar gás de cozinha:

  • Verificar se o gás está vazando

    É uma dica de como economizar gás, mas também importante para a segurança e para evitar acidentes. Pegue uma bucha com espuma e passe ao redor da válvula do botijão de gás: se borbulhar, está vazando; neste caso, tente apertar a válvula. Se mesmo assim continuar vazando, talvez tenha que trocar a válvula – chame um técnico profissional.

  • Cor do fogo

    Se as chamas não estiverem azuis, tem algo errado no fogão; as cores alaranjadas ou amareladas podem significar acúmulo de sujeira nos bocais, o que atrapalha o funcionamento e aumenta o consumo de gás. Por isso, é sempre bom limpar o fogão pelo menos uma vez por semana; e se mesmo com a limpeza o problema persistir, é recomendável chamar um técnico profissional.

  • Evitar correntes de ar

    Janelas e portas abertas trazem ventos que podem diminuir as chamas e até mesmo apagar o fogo – sem você nem perceber. O ideal é deixar a cozinha fechada nos dias de correntes de ar muito forte

  • Tamanho adequado da panela para cada tipo de bocal

    É importante usar a panela com o tamanho que corresponde à boca do fogão – por exemplo, uma panela grande num bocal pequeno demora mais para esquentar; já no caso de uma panela pequena numa boca grande, a chama acaba indo para fora

  • Panela tampada, cozinha mais rápido

    Sempre que possível, cozinhe com a panela tampada, pois isso acelera o tempo de cozimento. Mas, tem algumas receitas que pedem para cozinhar sem tampa; neste caso, procure usar uma panela cuja boca não seja tão grande

  • O material da panela

    Apesar de serem mais caras, vale a pena comprar as panelas que retêm mais calor, pois reduzem o tempo de cozimento. As de cerâmica, inox ou fundo duplo são excelentes – não só para economizar gás de cozinha, mas também para a saúde, já que não soltam substâncias tóxicas.

  • Panela velha nem sempre é boa

    O fundo danificado e gasto pode aumentar o tempo de cozimento dos alimentos; por isso, sempre que possível, é recomendável aposentar as panelas muito antigas que não estão em bom estado.

  • Panela de pressão 

    Para o cozimento ser mais rápido, a panela de pressão é a melhor opção; detalhe, ajuda a economizar o gás e deixa a comida mais saborosa. Claro que se a receita fala para não cozinhar na pressão, não tem o que fazer.

  • Preaquecer o forno

    Quando a receita pedir, siga exatamente o tempo de preaquecimento do forno. Não precisa aquecer por mais tempo: além de poder estragar a receita, faz mal para o bolso.

  • Evitar abrir o forno

    Enquanto o forno está ligado, evite abri-lo; isso faz com que se consuma mais gás, pois demora mais para aquecer ou interfere na temperatura já elevada; sempre acenda a luz do forno para verificar se o prato está pronto.

  • Assar mais de um alimento de uma vez

    Se você for assar diferentes pratos com tempos de cozimento semelhantes, coloque-os juntos no forno (se houver espaço). Acredite, esta é uma excelente dica para economizar gás de cozinha!

  • Ferver a água: tempo e quantidade

    Siga à risca a orientação das receitas em relação à quantidade de água; se colocar mais do que o necessário, o tempo de fervura aumenta, logo gasta mais gás.

  • Pedaço pequeno, o cozimento é mais rápido

    Sempre que possível, corte os alimentos em pedaços menores; isso facilita o cozimento, diminuindo o tempo com o fogão aceso

  • Cozinhar a vapor

    Opção saudável e que ajuda a economizar o gás de cozinha! É só aproveitar o vapor do cozimento, por exemplo, do arroz ou do macarrão, para cozinhar os legumes. Tem panelas específicas com um cesto na parte de cima para aproveitar o vapor e cozinhar os legumes, mas você pode adaptar uma escorredeira normal na sua panela.

  • Planejar as refeições

    Tente planejar as suas refeições da semana, assim você pode cozinhar em grandes quantidades num dia e congelar porções; depois é só tirar do freezer com antecedência para descongelar, e esquentar no micro-ondas

  • Feijão: dica para economizar gás de cozinha

    Use panela de pressão, já que ajuda a acelerar o cozimento. Mas o segredo mesmo é deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Depois para cozinhar fica rapidinho: 20 minutos (10 minutos no fogo; e 10 com o fogão desligado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário