Páginas

Pesquisar este blog

24/04/21

Como limpar ventilador? Confira as melhores dicas

 


CentralITAlliance/iStock


Diante do calor que enfrentamos frequentemente no nosso país, os ventiladores são nossos maiores aliados. Porém, é preciso manter esses aparelhos limpos para que eles continuem funcionando corretamente sem prejudicar a nossa saúde. Para ajudá-lo nessa tarefa, nós separamos algumas dicas com o passo a passo de como limpar ventilador.

Atenção!

Antes de começar a limpar o seu ventilador, seja ele de teto ou de mesa, é importante desligar a energia elétrica para evitar acidentes e possíveis choques.

Como limpar ventilador de teto

A limpeza de um ventilador de teto é mais simples do que você imagina. Você precisará somente de uma escada alta suficiente para alcançar o ventilador e um pano umedecido. É importante destacar que o pano deve estar úmido, pois um pano seco iria espalhar a poeira.

Caso você queira, pode ser utilizado álcool em gel, ou algum produto de limpeza como um desinfetante, por exemplo, mas não exagere na dose de produto e de água no pano, pois se as pás forem de madeira, elas podem estragar se absorverem muita umidade.

Se o ventilador estiver muito sujo, talvez seja melhor retirar as pás para limpá-las em outro local. Com o auxílio de uma chave de fenda, desenrosque com cuidado as pás do ventilador, limpe-as uma por uma com o pano úmido e depois coloque-as no ventilador novamente. Tenha atenção com o lado das pás, certifique-se de que está colocando na mesma posição que a encontrou. E cuidado na hora de desenroscá-las para que você não se apoie nelas ou no aparelho enquanto faz isso.

Como limpar ventilados de chão

Limpar ventiladores de chão também pode exigir algumas habilidades. Antes de qualquer coisa, caso você não saiba desencaixar a grade da frente do seu ventilador, procure pelo manual que veio com ele ou, caso não o tenha mais, procure na internet para não ter problemas na hora de desmontar o ventilador.

Assim que tiver as instruções, desmonte o ventilador para facilitar a limpeza.

Para limpar existem algumas formas distintas, portanto vamos abordar cada uma e cabe a você escolher a que melhor se adapta à sua realidade.

1. Limpar ventilador com aspirador

Essa técnica é eficaz para limpar um ventilador que esteja muito sujo de poeira, principalmente nas grandes. Com ele desmontado, coloque um bico fino no aspirador e passe pelas grades para que o aparelho absorva as bolinhas de poeira acumuladas nas partes mais difíceis de alcançar. Já nas pás do aparelho, utilize um pano úmido.

2. Limpar o ventilador com uma esponja

Uma técnica interessante para limpar as grades do ventilador é pegar uma esponja comum de cozinha e fazer cortes de mais ou menos 1 centímetro de distância entre eles. Mas, atenção, os cortes não são para dividir a esponja, portanto não devem ser feitos até o final. Esses cortes são para criar espaços para que a esponja se adapte à grade e limpe bem os espaços entre um arame e outro.

Com essa técnica você pode utilizar a esponja de duas maneiras: seca ou com detergente.

No caso da esponja seca, não há mistérios, basta passar a esponja de maneira que se encaixe à grade. Porém, faça isso em um local aberto, pois a poeira vai se espalhar.

Já no caso de usar a esponja molhada, é necessário que você desmonte a grade da frente, a hélice e a grade de trás do ventilador. E então, de preferência sobre uma bacia com água e detergente ou sobre um tanque, lave as grades e a hélice do ventilador com o auxílio da esponja. Essa técnica é mais utilizada quando o ventilador está sujo de gordura também, pois nem sempre apenas um pano úmido resolve, é necessário lavar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário