Páginas

Pesquisar este blog

13/04/21

Por que a banha de porco é tão indicada por nutricionistas para emagrecer e ter saúde?

 

Think out the box/shutterstock

Em um passado não muito distante, a banha de porco era a gordura mais utilizada para cozinhar e preparar frituras. Hoje em dia é difícil encontrar quem conserve o hábito de usar a gordura animal para culinária doméstica.

O alimento foi gradativamente sendo "demonizado" e substituído por óleos vegetais, e muita gente se surpreende ao saber que, na realidade, a banha de porco é considerada uma das opções mais saudáveis de gordura.

Cozinhar com banha de porco é saudável

A banha de porco é considerada uma gordura culinária saudável porque é mais estável quando aquecida e submetida às altas temperaturas.

Fonte de vitamina C, ferro e fósforo, além de isenta de açúcares, a banha de porco não é tão vilã quanto parece, afirma a nutricionista Camila Cavichioli. Por ser saturada, a gordura animal tolera o aquecimento sem oxidar. E por que isso é importante?

De acordo com o nutrólogo Flávio Madruga, a banha de porco é rica em ácidos graxos monoinsaturados.

Ela é mais estável ao calor porque resiste melhor à oxidação, diferente dos óleos vegetais refinados, que oxidam facilmente quando aquecidos, liberando substâncias tóxicas e inflamatórias.

Os óleos insaturados, como os de canola, de girassol, de soja, entre outros, quando submetidos a altas temperaturas sofrem oxidação e se transformam em gorduras trans, nocivas ao organismo, afirma o nutrólogo Dr Barakat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário