Páginas

Pesquisar este blog

27/05/21

 

Manter a despensa e a geladeira organizadas ajuda a gastar menos no supermercado

Guardar os alimentos em potes ajuda a preservá-los por mais tempo
Guardar os alimentos em potes ajuda a preservá-los por mais tempo Foto: Pexels
Stephanie Tondo
Foto: Pexels

Chegar do supermercado e perceber que comprou tudo, menos o que realmente precisava, é um problema bastante comum. Assim como deixar os alimentos estragarem na geladeira e na despensa por esquecer que eles estavam ali. Esses e outros problemas geram desperdício e gastos desnecessários, que podem ser evitados com a organização da cozinha.

Para a personal organizer Juliana Nogueira, tanto na geladeira, quando na despensa, é importante setorizar os alimentos.

— Na despensa, separamos por enlatados, alimentos a granel, bebidas, biscoitos etc, colocando por baixo ou atrás os produtos que compramos por último e que normalmente têm maior validade. Para os alimentos em uso, sugiro utilizar potes herméticos, que preservam os alimentos frescos por mais tempo. Uma dica importante é recortar o pedacinho da embalagem onde diz a validade e grudar com uma fita adesiva por baixo do pote — recomenda.

Na geladeira, valem os mesmos princípios. A prateleira mais próxima da altura dos olhos deve ser destinada aos itens de café da manhã, segundo Juliana, como manteiga, frios, leite, iogurtes etc.

— Isso facilita muito a rotina da manhã que costuma ser mais corrida, e evita ficarmos procurando determinado alimento na hora da pressa.

Já as demais prateleiras são organizadas de acordo com o perfil do morador. Para quem tem o costume de fazer marmita, por exemplo, vale a pena destinar uma prateleira da geladeira ou do freezer para os potes de vidro com as refeições. O mesmo vale para quem tem filhos pequenos, e pode deixar os lanches das crianças organizados.

— Os vegetais por serem bem perecíveis devem ser comprados de acordo com o cardápio da semana. Os ovos também merecem uma atenção especial. O ideal é evitar armazená-los na porta da geladeira, em razao da constante mudança de temperatura nesse local. Os espaços menores da porta da geladeira podem ser usados para armazenar os molhos e condimentos.

Antes de ir ao supermercado, o ideal é que o consumidor faça uma lista com os itens que faltam em casa, para evitar compras desnecessárias. Planejar o cardápio da semana ou até mesmo do mês, para quem faz compras maiores, também ajuda ter mais assertividade na hora de ir ao mercado.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário