Páginas

Pesquisar este blog

20/05/21

Usar ou não usar sutiã? Descubra o que é melhor

 

dolgachov/iStock

Em tempos de home office, isolamento social e finais de semana em casa, o uso das roupas íntimas têm sido deixado de lado. No entanto, por um medo que há muito foi disseminado, muitas mulheres ainda têm dúvidas se permanecer sem sutiã durante longos tempos pode trazer malefícios para o corpo -- como a tão temida queda dos seios.

Os benefícios de não usar calcinha durante o dia já foram comprovados: as bactérias e fungos que permanecem na região da vagina são altamente sensíveis à temperatura e à umidade, e acabam sendo afetadas pelo uso prolongado da calcinha.

Mas e quanto ao sutiã? Faz mal permanecer sem a peça -- que para muitas mulheres é incômoda -- por longos períodos?

Afinal, usar ou não usar sutiã?

Diferentemente do que muita gente pode acreditar, os resultados de alguns estudos indicam que deixar de usar sutiã pode favorecer a sustentação mamária. Em um estudo realizado na França, na Universidade Franche-Comte, o pesquisador Rouillon há 15 anos examina os seios de voluntárias de 18 a 35 anos. A ideia é ver se eles ficam mais ou menos caídos sem o suporte do sutiã.

De acordo com os resultados preliminares, não usar sutiã pode favorecer a sustentação dos mamilos, que voltam a subir em média sete milímetros por ano. Segundo ele, isso ocorre porque os seios se fortalecem, à medida que precisam agir contra a gravidade.

No entanto, vale destacar que a pesquisa realizada por Rouillon conta com participantes que em geral são jovens e que não apresentam seios muito volumosos. Além disso, o estudo ainda precisa de mais resultados.

'Apesar de não ter a resposta no momento, é um problema que vale a pena ser levantado', conclui Rouillon à BBC, que afirma que nenhum estudo científico comprovou a eficácia do sutiã para manter os seios em pé, e tampouco comprovaram que a ausência de sutiã favorece a queda dos seios.

Investir em uma rotina saudável, com bons hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos ricos em colágeno, podem ajudá-la a manter os seios firmes por mais tempo. No entanto, lembre que é natural que os seios “caiam” com o avançar dos anos, e não há problema algum nisso!

Sente desconforto ao não usar sutiã?

Muitas mulheres se sentem desconfortáveis sem essa peça íntima, que já faz parte da rotina diária. Seja pela pressão estética, os olhares invasivos na rua, ou até mesmo pelo peso dos seios. Nesse último caso, o sutiã, de preferência com alças mais largas, pode ser de grande auxílio para ajudar na sustentação dos seios e na manutenção da postura adequada da coluna, que tende a ficar mais curvada em razão do peso das mamas.

Há alguns casos em que o uso de sutiã também é obrigatório, como após uma cirurgia de redução mamária ou aplicação de silicones.

Mas lembre-se: usar ou não usar sutiã tem que ser uma escolha sua! Se quiser deixá-los livres, leves e soltos, não use sutiã. Mesmo que seja desconfortável no momento, talvez você chegue à conclusão de que é melhor para você.

E caso queira um modelo mais confortável, sem aros de sustentação, opte por tops, de preferência com materiais como o algodão. Escolha também o tamanho certo -- muitas vezes optamos por sutiãs menores do que o ideal, o que resulta em marcas ao final do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário