Páginas

Pesquisar este blog

22/06/21

Felipe Neto é diagnosticado com hemocromatose incompleta heterozigótica, entenda o que é a doença

 

Foto: Reprodução Instagram


Nesta sexta-feira (18/6), o influencer e empresário Felipe Neto divulgou nas redes sociais que foi diagnosticado com hemocromatose incompleta heterozigótica. De acordo com Felipe, a doença é uma mutação genética que resulta em alta concentração de ferro (ferritina) no sangue e pode trazer problemas.

“Bom, isso é só mais uma prova de que eu sou o c”, escreveu no Twitter. Na sequência, o youtuber pediu para que seus seguidores não fiquem preocupados.

“O médico me informou que minha forma da doença é “incompleta”, o que significa que resulta em alta concentração de ferro (ferritina), mas não a ponto de ser um drama. Vamos monitorar a vida inteira e manter dentro de um número ‘seguro’”, explicou.

Ainda conforme o youtuber, ele descobriu a mutação genética no final de 2020. “Desde então venho tratando com meu médico e progredimos bem”, afirmou Felipe Neto.

O que é Hemocromatose

A hemocromatose é uma doença em que há excesso de ferro no organismo, favorecendo o acúmulo deste mineral em diversos órgãos do corpo e o surgimento de complicações como cirrose do fígado, diabetes, escurecimento da pele, insuficiência cardíaca, dores nas articulações ou disfunção das glândulas sexuais

A hemocromatose é uma doença relativamente comum na população, e pode passar décadas sem apresentar nenhum indício. Na verdade, essa doença vive décadas sem sintomas, e só e identificada por exames de sangue específicos. Sintomas mesmo o paciente vai ter após décadas de vida, quando o ferro começa a se depositar nos órgão como coração ou fígado, aí podemos ter idosos com cirrose sem ter nunca tomado álcool, por exemplo.

Para o tratamento a “sangria” e o acompanhamento médico são os mais indicados. As pessoas que têm essa sobrecarga (de ferro) são acompanhadas pelo hematologista, um tratamento possível é a sangria, que é igual a uma doação de sangue, porém esse sangue (com acúmulo de ferro) será descartado, eventualmente o ferro vai diminuir

É importante lembrar que o exame de ferritina é fundamental, mas é específico para pacientes que têm alterações metabólicas. Então, antes de fazer sangria, é muito importante consultar um especialista.

The post Felipe Neto é diagnosticado com hemocromatose incompleta heterozigótica, entenda o que é a doença appeared first on Saiba de Tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário