Páginas

Pesquisar este blog


25/08/21

 

Gêmeas afegãs conseguem fugir do Talibã e desembarcar no Reino Unido

Por: Fernando Moreira 
Gêmeas Asna e Sana Hashimi
Gêmeas Asna e Sana Hashimi Foto: Reprodução/Sky News
Foto: Reprodução/Sky News

Enquanto muitas crianças estão sendo deixadas para trás no aeroporto de Cabul (Afeganistão), as gêmeas Asna e Sana Hashimi, de 5 anos, conseguiram escapar do Talibã e chegar em segurança ao Reino Unido, em voo britânico para a retirada do seu pessoal da capital afegã, que está servindo também para civis locais, muitos deles colaboradores, escaparem do regime fundamentalista.

O pai, Nooragha Hashimi, que trabalhava como tradutor para engenheiros do Exército britânico, disse que teria morrido se não estivesse no voo de evacuação da Força Aérea Britânica (RAF).

"Todo mundo sabe sobre mim - 'Ele é um intérprete' - então é por isso que isso era perigoso para mim", disse o afegão à Sky News. "Todo mundo estava com medo do que (o Talibã) faria, e em princípio eles estão dizendo 'não faremos nada contra ninguém', mas ninguém sabe se será o mesmo de 1996", acrescentou ele.

No entanto, algumas crianças foram separadas de seus pais e deixadas para trás no aeroporto, que vive cenas de caos desde que o Talibã assumiu o controle de Cabul na semana passada. Na TV, foram exibidos dois irmãos deixados para trás pelos pais, em fuga. Depois de um grande tumulto, os pais conseguiram entrar no aeroporto, mas as crianças ficaram sem acesso ao terminal.

Irmãos deixados para trás pelos pais na fuga de Cabul

Foto: Reprodução/ITV
Irmãos deixados para trás pelos pais na fuga de Cabul Foto: Reprodução/ITV

Um homem que tinha passaporte britânico disse à ITV News que estava "preso" no Afeganistão com seus filhos:

"Sou cidadão britânico, meus filhos são britânicos e estão presos aqui."

Em outras cenas dramáticas, pais foram vistos jogando os seus filhos sobre cerca de arame farpado no terminal, a fim de que eles pudessem ser retirados com segurança do país.

Criança é levada por multidão até atravessar muro do aeroporto de Cabul

 Foto: Reprodução

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário