Páginas

Pesquisar este blog


01/08/21

Espinafre é segredo para uma vida longa e saudável, apontam estudos

 


 Vitor Paiva

O espinafre é de fato um vegetal capaz de trazer sabor às nossas refeições, bem como benefícios diversos à nossa saúde. Uma série de estudos recentes, porém, mostram que, mais do que uma simples fonte de ferro e vitaminas, o espinafre é um superalimento, capaz de prolongar nossas vidas e trazer melhorias para praticamente todas as partes do corpo. Em suma, a ciência comprova que Popeye tinha razão em eleger tais folhas verdes como fonte de poderes – se não exatamente uma força descomunal, sim uma vida longeva e saudável.

Pesquisas confirmam o que nossas mães sempre souberam: que o espinafre traz saúde e força

A começar pela perda de peso: segundo estudo publicado na revista Appetite, adicionar espinafre ao cardápio pode ajudar quem busca emagrecer. No experimento, o consumo de espinafre reduziu consideravelmente a compulsão alimentar, e promoveu um aumento de 43% na perda de peso propriamente durante o período do estudo. O mesmo efeito acontece em quem busca reduzir a pressão arterial, e outra pesquisa publicada na revista Clinical Nutrition Research mostra que o consumo de espinafre – em sopa, no experimento – ao longo de sete dias reduziu a pressão e a rigidez arterial.

O vegetal reduz a pressão arterial e ajuda a quem quer perder peso

E os benefícios mal começaram: um dos mais recentes levantamentos científicos sobre o tema, publicado em 2021, mostra que o espinafre traz outras melhorias cardíacas aos apreciadores de suas folhas. Publicado na European Journal of Epidemiology, mostra que o consumo diário da planta pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 26%, diminuindo possibilidade de infartos, derrames e falências cardíacas. Do coração para os olhos, um estudo registrado na revista Investigative Ophtalmology & Visual Science confirma que, muito mais do que as famosas cenouras, o espinafre oferece quantidades abundantes de Zeaxantina, uma substância que combate a degeneração da visão.

A folha na pela e devidamente temperada já forma um prato delicioso

Por fim, mas não menos importante, um estudo recente comprovou que o consumo dessa verdadeira comida mágica protege o corpo contra um possível quadro de câncer colorretal como efeito da luteína, um carotenoide abundante no vegetal que é antioxidante e que também faz bem à vista. Alguns desses tantos incríveis efeitos do consumo regular do espinafre sobre a saúde humana foram levantados em reportagem do site Eat This, Not That, que pode ser lida aqui em inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário