Páginas

Pesquisar este blog


18/10/21

 

Uber permite passageiro furar fila, se pagar mais caro por corrida

A medida visa a combater o alto índice de cancelamentos
Letycia Cardoso    /Foto: Arquivo

Quem nunca desejou que o carro de aplicativo chegasse mais rápido quando, por exemplo, atrasado para chegar ao aeroporto ou à rodoviária? Ou ainda quando queria ir embora de algum lugar o quanto antes? Para responder ao desejo dos apressados, a Uber lançou a corrida Prioridade, que permite furar a fila pagando um valor maior. Para os motoristas, a novidade oferece a oportunidade de ter ganhos maiores.

A princípio, a funcionalidade foi lançada apenas em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA) e estará disponível nas regiões centrais das cidades, onde a espera pelo embarque tem sido mais longa. O preço é cerca de 20% mais caro do que o de um Uber X, a depender do horário e do local.

Para solicitar uma viagem furando fila, o passageiro deve acessar o aplicativo da Uber, digitar os locais de início e destino da viagem, como faz usualmente, e escolher a opção Prioridade. Não é necessário baixar um novo aplicativo. O horário de funcionamento, porém, não é fixo e depende da dinâmica de movimentação na localidade.

Ainda não há previsão de data de expansão para mais cidades.

Menos cancelamentos

Com o alto preço dos combustíveis, motoristas ouvidos pelo EXTRA confessaram que têm recusado corridas que partem a mais de dois quilômetros de distância de onde estão, já que o aplicativo só os remunera a partir do momento em que o passageiro entra no carro.

— Além do combustível, tem o custo do aluguel do carro, a manutenção. Então, se for para buscar alguém muito longe não compensa. É quase pagar para trabalhar. Então, eu recuso mesmo a corrida — conta o motorista D.G., que prefere não revelar seu nome.

O comportamento já vem sendo percebido pelos clientes, que reclamam na internet do alto índice de cancelamentos. O gerente comercial Renan Pegas, de 33 anos, conta que no último feriado, dia 12 de outubro, ao chegar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sofreu três cancelamentos seguidos.

— Os motoristas perguntam para onde você está indo e cancelam. Isso tem sido recorrente. Antes, chamar um carro era muito prático. Agora, tenho que torcer para o motorista realmente aceitar a corrida. Já demorei até 30 minutos nesse processo — diz.

Segundo a Uber, "com a nova modalidade que oferece mais ganhos para os parceiros, a expectativa é de que mais motoristas atendam aos pedidos de viagens. A escolha de usar o Uber Prioridade é opcional, ou seja, os parceiros têm liberdade para decidir se querem ou não aceitar as viagens".

A medida é uma tentativa de resolver a questão porque no fim do ano — e com a maior flexibilização das medidas restritivas de combate à Covid-19 —, a tendência é de que haja um aumento no número de solicitações de viagens e que o uso da plataforma seja ainda mais constante.

fonte:https://extra.globo.com/

F

Nenhum comentário:

Postar um comentário