Páginas

Pesquisar este blog


21/10/21

Descubra a vantagem de deixar feijão de molho com limão

feijão com limão
Crédito: Reprodução/Instagram/grazielleperoniFeijão de molho com rodelas de limão possui vários benefícios

Nem todo mundo sabe o motivo de deixar o feijão de molho, mas vai muito além de garantir maciez na hora do cozimento. O processo ajuda a eliminar um antinutriente naturalmete presente nessas leguminosas. A água só já faz essa função, mas deixar o feijão de molho com limão potencializa o processo.

A nutricionista Jordana Cunha explica que a maioria dos grãos e sementes contém uma substância chamada ácido fítico, ou fitato, que é conhecido por reduzir a biodisponibilidade de minerais e proteínas importantes para a saúde.

Então, fazer esse demolho permite que esse ácido fítico seja quebrado e o feijão mantenha seu valor nutricional.

“Isso melhora a absorção dos nutrientes do feijão, além de facilitar a digestão, evitando os indesejáveis gases”, afirma.

A mesma dica pode ser utilizada para o preparo de outros grão, como lentilhas,  grão-de-bico, soja, milho, etc.

Quem é adepto da técnica de preparo também diz que técnica deixa o feijão mais clarinho e mais macio diminuindo o seu cozimento até pela metade do tempo.

Como deixar o feijão de molho

É bem simples. Basta cobrir os grãos com água filtrada e adicionar as rodelas ou gotinhas de limão. O correto é sempre usar duas medidas de água para cada de medida de grãos, e aproximadamente uma colher de sopa de limão para cada medida de água.

Quanto tempo deixar de molho

O tempo mínio necessário para reduzir a presença de fitatos é 7 horas, não precisando passar de 12 horas. Nesse período, o ideal é trocar a água pelo menos 3 vezes para retirar aquela espuma branquinha que se forma na superfície. É ela a responsável pelos gases.

A troca de água durante o demolho vai permitir menor concentração dessa substância nos grãos.

Depois do período de descanso do feijão, basta descartar a água, lavar os grãos e levá-los para a panela do cozimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário