Páginas

Pesquisar este blog


26/11/21

Presidente Venceslau sedia reunião de Programa de Articulação Regional


Encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira, nas dependências da Faculdade de Presidente Venceslau (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau)

O auditório da Faculdade de Presidente Venceslau (Faprev) recebeu, na tarde desta quarta-feira (24), a reunião do Programa de Articulação Regional, evento organizado em conjunto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento foi realizado com o objetivo de articular rede de agentes regionais com foco na implementação de políticas públicas voltadas ao fomento do empreendedorismo no Estado de São Paulo.

A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, participou do evento e discursou aos presentes. "Precisamos que o progresso aconteça na cidade, que nem tudo é só o Poder Executivo, mas se unirmos nossas forças com políticas públicas verdadeiras, com empreendedorismo e boa vontade, vamos longe", afirmou.

De acordo com o professor universitário Fernando Quinteiro, que representa o Oeste do Estado de São Paulo no projeto como líder regional, cidades das regiões de Presidente Prudente, Ourinhos e Marília foram envolvidas no programa, em um total de 104 municípios participantes. "Preocupado com o que poderia acontecer na pandemia, o Sebrae começou a fazer tratativas e estudos no sentido de fazer parcerias com outras grandes instituições para estudar políticas públicas que poderiam contribuir com os prefeitos paulistas para enfrentar a pandemia e depois fazer uma retomada econômica. Essa tratativa também começou pela Fundação Getúlio Vargas, nós representamos esta fundação", comentou.

O projeto foi iniciado em maio de 2020 e possui prazo de dois anos, segundo Fernando. Os municípios foram ouvidos pelos responsáveis pelo programa e ações já foram formuladas pelas instituições envolvidas no projeto. "Nosso trabalho é nesse sentido, contribuir com a desburocratização do município, com a governança. Temos a possibilidade também de discutir sobre a inclusão

produtiva, temos que dar oportunidade para as pessoas que efetivamente querem produzir, gerar renda e dar emprego", continuou.

O gerente regional do Sebrae de Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante, explicou que a área de políticas públicas do Sebrae possui a função de auxiliar os municípios a preparar um melhor ambiente para negócios. “Após muitos estudos, elegemos quatro eixos, sendo eles a inclusão produtiva, para atender justamente aquele pessoal que poderá estar em situação de desemprego, no qual precisa gerar sua própria renda. Depois, trabalhar internamente a desburocratização para facilitar a abertura de novos negócios. As compras públicas, o setor público é um grande comprador e ele pode comprar do próprio município, e aí entra o Sebrae capacitando esses fornecedores. Além dos eixos citados, existe um eixo para trabalhar a governança, setor público mais sociedade organizada juntos para buscar o mesmo propósito, que é buscar o desenvolvimento local”, ressaltou.

A realização da reunião em Presidente Venceslau se deve ao fato do alto grau de envolvimento da prefeita Bárbara Vilches com ao programa de articulação regional. Segundo Fernando, a prefeita venceslauense esteve presente em todos os cinco eventos realizados até a presente data. “Estamos agora com algumas ações prontas para já serem implementadas, para começar a sua execução. Nós vamos fazer o monitoramento e o acompanhamento”, completou Quinteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário