Páginas

Pesquisar este blog


06/11/21

 

É #FAKE que vídeo mostre crianças mortas após tomar vacina contra Covid na África do Sul

É #FAKE que vídeo mostre crianças mortas após tomar vacina contra Covid na África do Sul
É #FAKE que vídeo mostre crianças mortas após tomar vacina contra Covid na África do Sul Foto: Reprodução
Roney Domingos, g1 /Foto: Reprodução

Circula pelas redes sociais um vídeo junto de uma mensagem que diz que 13 crianças morreram vítimas das vacinas contra a Covid-19 em uma escola na África do Sul. É #FAKE.

A mensagem completa diz: "13 crianças foram vítimas das vacinas contra Covid-19 em uma escola na África do Sul. E sem cobertura da mídia. Apenas postagens no Instagram, mas que continuam apagadas, deletadas e censuradas pela big tech".

vários idiomas e países e tem sido alvo de agências de checagem por todo o mundo, como Observers e PesaCheck .

O vídeo, na verdade, foi feito em fevereiro de 2020 no Quênia após um acidente em uma escola primária. O g1 publicou uma reportagem a respeito. O caso foi acompanhado também pela BBC. O fato ocorreu bem antes do início da vacinação contra o novo coronavírus no mundo.

Em março de 2020, o vídeo foi usado em uma outra mensagem falsa, que dizia que as crianças foram envenenadas ao comer biscoitos. Essa alegação foi desmentida pela agência de verificação Piga Firimbi.

Na África do Sul, os adolescentes passaram a ser vacinados há poucos dias apenas. E somente 21% da população está totalmente imunizada contra a Covid, segundo dados do Our World in Data. Já no Quênia, que por ora só vacina adultos, apenas 3% da população foi totalmente imunizada até agora.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário